Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/106
Título: Exame toxicológico periódico no CBMDF: uma proposta de aprimoramento da oferta dos serviços à comunidade
Autor(es): Danin, Frederico Augusto de Deus Costa
Mendonça, Victor Gonzaga de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Bombeiros
Drogas de abuso
Exames toxicológicos
Data do documento: 22-Jan-2020
Citação: MENDONÇA, Victor Gonzaga de. Exame toxicológico periódico no CBMDF: uma proposta de aprimoramento da oferta dos serviços à comunidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa, fundamentada em um referencial teórico e bibliográfico, trata da aplicação do teste toxicológico aos militares do CBMDF, de modo rotineiro. O objetivo geral foi analisar a possibilidade de o exame toxicológico ser aplicado aos bombeiros militares do Distrito Federal de modo periódico, como proposta de melhoria dos serviços ofertados à comunidade. As questões norteadoras do trabalho direcionaram para uma análise do absenteísmo decorrente do uso de drogas ilícitas, se era economicamente viável ao CBMDF e se o exame toxicológico seria um programa de política pública de saúde viável. A pesquisa foi classificada como bibliográfica, descritiva, de método dedutivo e documental, com levantamento e análise de dados. Nos últimos cinco anos, 454 atendimentos foram realizados na policlínica médica relativos ao uso de drogas ilícitas, resultando em 1.515 dias de afastamentos. A droga ilícita que mais afasta o bombeiro militar é a cocaína, que correspondeu a 41,7% do total de dias afastados. Cada exame toxicológico custa, em média, R$ 210,40, e aplicado de modo inopinado a 50% do efetivo por ano, a instituição terá que arcar com R$ 584.386,00 anuais, 0,107% do orçamento vigente do CBMDF e 0,810% do orçamento de credenciamento da Diretoria de Saúde. Campanhas de prevenção ao uso de drogas são importantes e a aplicação do exame toxicológico se apresenta como um programa de política pública viável e que impediria o uso recreacional de drogas ilícitas, podendo reduzir até 85% do número de usuários na corporação. Devem ser alocados recursos específicos para a implantação de tal metodologia, que entraria em vigor a partir de uma portaria de Comandante Geral.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/106
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final - Cap. Mendonça - TEXTO PARCIAL.pdfMonografia - Texto parcial794,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Monografia Final - Cap. Mendonça.pdf
  Restricted Access
Monografia - Texto completo1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00012533_2020_25.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.