Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/124
Título: Estudo sobre a relação entre a rotina de trabalho e o seu impacto na saúde mental dos militares das equipes de atendimento pré-hospitalar do CBMDF
Autor(es): Pedroso, Giancarlo Borges
Oliveira, Bárbara Sabrine Barros de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Socorristas
Saúde mental
Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 29-Jan-2020
Citação: OLIVEIRA, Bárbara Sabrine Barros de. Estudo sobre a relação entre a rotina de trabalho e o seu impacto na saúde mental dos militares das equipes de atendimento pré-hospitalar do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa, sob um ponto de vista exploratório-descritivo, visa realizar uma análise da rotina de trabalho no serviço de atendimento pré-hospitalar do CBMDF e a sua influência sobre o adoecimento dos profissionais que atuam como socorristas no serviço operacional. Para o desenvolvimento do estudo, recorre-se à pesquisa bibliográfica para trazer familiaridade acerca dos riscos ocupacionais e da vulnerabilidade das equipes de APH para o adoecimento psicológico. A pesquisa de campo, por meio de questionário e entrevistas, emprega-se com intuito de realizar uma triagem do grau de depressão e ansiedade entre as equipes de APH além de ouvir a opinião do setor técnico no CBMDF. Inicialmente é traçado um panorama do serviço de APH; seguindo da apresentação de fatores que apontam o APH como grupo de risco ocupacional e a vulnerabilidade de seus atuantes para o desenvolvimento de distúrbios psicológicos. Os dados obtidos indicaram que existe prevalência de índice positivo de ansiedade e depressão para militares com mais de 40 anos de idade, e mais de 10 anos de corporação. Além disso, os militares com experiência de UR superior a 10 anos também apresentaram índice positivo para os referidos distúrbios. Assim, o trabalho evidenciou que a execução da atividade de atendimento pré-hospitalar, por um período ininterrupto superior a 10 anos, se apresenta como um fator de risco para o adoecimento psicológicos dos atuantes.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/124
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAO___Cap._Barbara__v.final2_.pdf
  Restricted Access
Monografia2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00014466_2020_83.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.