Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/147
Título: Proposta de atualização do manual sobre o combate a incêndio com uso de espuma
Título(s) alternativo(s): Proposal for amendment of the fire fighting manual
Autor(es): Lacerda, Jadson Barros de
Silva, Felipe Henrique de Jesus
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Incêndios urbanos - Combate
Espuma
Manuais
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: SILVA, Felipe Henrique de Jesus. Proposta de atualização do manual sobre o combate a incêndio com uso de espuma. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho analisa a possibilidade de se atualizar o manual de combate a incêndio com uso de espuma no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Tal abordagem se justifica devido ao fato de que, ainda hoje, não existe um material oficial que possa guiar a Corporação no que tange às técnicas utilizadas durante as ocorrências que envolvam o uso de espuma. O objetivo deste estudo é elaborar uma proposta de manual de combate a incêndio urbano com uso de espuma, segundo as referências atuais sobre o assunto e especialistas do Grupamento de Prevenção e Combate de Incêndio Urbano. Esta tarefa será alcançada mediante revisão bibliográfica, pesquisa com especialistas da área de combate a incêndio urbano e literatura científica.
This paper examines the possibility of updating the CBMDF Foam Fire Fighting Manual. Such an approach is justified by the fact that even today there is no official material that can guide the corporation regarding the techniques used during occurrences involving the use of foam. The objective of this study is to elaborate a proposal of urban firefighting manual, within CBMDF emphasizing the use of foam, according to the current references on the subject and experts from the Urban Fire Prevention and Fighting Group. This task will be achieved through literature review, research with experts around urban firefighting and scientific literature.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/147
Aparece nas coleções:CFO 36

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFO 36 - Cad. Felipe - Trabalho de Conclusão de Curso.pdfArtigo científico833,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00053469_2020_32_21.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.