Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/168
Título: A gestão contratual no CBMDF: um estudo sobre pagamento de contratos e aquisições nos processos inerentes à Diretoria de Orçamento e Finanças no ano de 2019
Autor(es): Borges, Carlos Eduardo
Vasconcelos, Emanuel Dias de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Diretoria de Orçamento e Finanças
Contrato administrativo
Execução orçamentária
Data do documento: 21-Jan-2020
Citação: VASCONCELOS, Emanuel Dias de. A gestão contratual no CBMDF: um estudo sobre pagamento de contratos e aquisições nos processos inerentes à Diretoria de Orçamento e Finanças no ano de 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: Presente pesquisa teve como objeto de estudo o prazo médio de pagamento das aquisições e serviços executados no âmbito da Diretoria de Orçamento e Finanças do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal referente ao ano de 2019. O Objetivo geral teve como foco estudar a dinâmica de processo de pagamentos inerentes à DIOFI à luz dos normativos existentes. O estudo mostrou-se que é complexa e bastante setorizada a execução de contratos e que mesmo com toda organização que se tem para analisar os processos, os prazos ora estudados ainda são considerados altos, de maneira geral. Ainda foram feitas tabulações de dados a fim de se mostrar quais os maiores motivos ou os mais recorrentes de devolução de processos de pagamentos às áreas solicitantes, quais: executores de contratos ou comissões executoras, uma vez que constam vários regramentos a respeito de execução, contudo, ainda se tem muito retrabalho. Foi também organizado o nível de aprovação de processos em primeira, segunda e terceira análise. Em outras palavras buscou verificar o quantitativo de solicitações que foram atendidas conforme preconiza a Instrução Normativa da DIOFI. Embora haja um percentual razoável de processos aprovados ao pagamento em primeira análise, o quantitativo de pagamentos feitos em até 30 (trinta) dias da data de emissão do documento fiscal é de pouco mais de um terço. Em vista disso foi possível concluir que há margem para melhorar procedimentos bem como campo vasto para se implementar melhoria de rotinas e capacitação. Assim, o estudo permitiu concluir que dinâmica de processos de pagamentos inerente à Diretoria de Orçamento e Finanças ainda não atende às perspectivas dos normativos existentes e que ainda é necessário ajustar a gestão dos contratos a fim de que os prazos aqui analisados possam ser plenamente cumpridos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Complementares, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/168
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CAO - VASCONCELOS V4.pdfMonografia1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00014207_2020_52.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.