Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/59
Título: Estudo sobre a eficácia do protótipo de líquido gerador de espuma desenvolvido pelo CBMDF
Autor(es): Barros, Alisson Bernardi de
Alaby, Rodrigo César
Palavras-chave: Incêndios urbanos - Combate
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Líquido gerador de espuma
Data do documento: 5-Dez-2019
Citação: ALABY, Rodrigo César. Estudo sobre a eficácia do protótipo de líquido gerador de espuma desenvolvido pelo CBMDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho buscou verificar a eficácia do protótipo institucional de líquido gerador de espuma (LGE) desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) com potencial para ser utilizado no combate a incêndio urbano por meio de testes padronizados de queima em pallets. Tal abordagem se justifica pelo fato de que a Corporação necessita deste tipo de insumo químico para utilização no combate a incêndio estrutural e treinamento operacional de seus militares nas atividades relacionadas ao combate a incêndio. O objetivo geral deste estudo é comparar a eficácia do líquido gerador de espuma desenvolvido pelo CBMDF (LGE-CBMDF) em relação à água e ao LGE comercial (BIO FOR C) a partir de parâmetros obtidos no combate a incêndio em ambiente controlado. Este trabalho foi realizado mediante pesquisa de campo no qual foram realizados ensaios padronizados de queima a fim de se comparar os três agentes extintores supracitados. Neste sentido, após o término dos testes padronizados de queima, foi possível verificar e mensurar a eficácia do protótipo desenvolvido pela Corporação a partir da coleta e processamento de dados das queimas, sendo assim possível concluir a viabilidade do uso do LGE-CBMDF para treinamentos operacionais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/59
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1068 - Artigo - Alaby.pdfArtigo científico1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1068 - Produto - Alaby.pdfAnexo - Relatório Técnico: Estudo sobre a eficácia do protótipo de líquido gerador de espuma desenvolvido pelo CBMDF (LGE-CBMDF)724,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 32128272 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.