Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/67
Título: Análise dos procedimentos adotados nas ocorrências de crise de autoextermínio pelo CBMDF
Autor(es): Lima, Efraim Miranda
Silva, Neil Martins da
Palavras-chave: Suicídio - Prevenção e controle
Intervenção na crise
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 5-Dez-2019
Citação: SILVA, Neil Martins da. Análise dos procedimentos adotados nas ocorrências de crise de autoextermínio pelo CBMDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho trata de analisar como é realizado o atendimento de ocorrências de autoextermínio no CBMDF. Os eventos dessa natureza de crise exigem dos militares envolvidos habilidades e competências para lidarem com características muito específicas. Foi necessário definir, primeiramente, o ato do suicídio, compreendendo os fatores que levam a tal ato, fatores de riscos e psicopatologias envolvidas. Neste artigo são apresentadas metodologias que permitem que o atendimento seja humanizado, priorizando o diálogo com o tentante. Além disso, investiga as peculiaridades sociodemográficas do Distrito Federal quanto ao perfil da população que pratica o suicídio e dos métodos mais utilizados. Como o objetivo do trabalho foi produzir um Procedimento Operacional Padrão (POP) para ocorrências de autoextermínio, realizou-se uma ampla revisão bibliográfica, explorando estatísticas locais que contribuíssem para aprimorar tais atendimentos pelo CBMDF. Além disso, foram realizadas entrevistas com socorristas que atuaram diretamente em emergências de crise de autoextermínio, objetivando extrair dados da realidade do interventor e da situação a que são expostos. Assim, o conhecimento produzido nesse artigo busca balizar o comportamento do socorrista, necessário para o sucesso no manejo de ocorrências dessa natureza. Ademais, foram produzidos fluxogramas com o intuito de facilitar a visualização das fases do atendimento. Tendo em vista os aspectos observados no trabalho, concluiu-se que se deve atentar com a saúde mental do socorrista no pós evento, posto que há um desgaste mental em razão da série de decisões determinantes que o mesmo necessita tomar no decorrer da operação. Por fim, um POP foi proposto como produto do trabalho realizado nessa área, que ainda não é muito explorada pelos corpos de bombeiro no Brasil.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/67
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1078 - Artigo - Neil.pdfArtigo científico2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1078 - POP - Tentativa de Autoextermínio - Neil.pdfAnexo - POP - Tentativa de autoextermínio213,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1078 - POP - Intervenção Técnica - Neil.pdfAnexo - Intervenção técnica158,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 32517609 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização90,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.