Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/79
Título: Análise computacional da janela de tempo de abandono durante incêndio estrutural
Título(s) alternativo(s): Computational analysis of evacuation time during structural fire
Autor(es): Baigorri, Pablo Federico
Junqueira, Matheus de Souza
Palavras-chave: Incêndios urbanos - Combate
Fogo - Propagação
Simulação
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Brasília (DF)
Data do documento: 5-Dez-2019
Citação: JUNQUEIRA, Matheus de Souza. Análise computacional da janela de tempo de abandono durante incêndio estrutural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho analisou a influência na janela de tempo de abandono, durante incêndio estrutural, de simples procedimentos de fuga, como fechar portas e janelas, por meio de simulação computacional, através da propagação da fumaça, temperatura, concentração de gases correlacionados e da visibilidade no ambiente. Tal abordagem se faz necessária pois uma simples medida, como fechar a porta ao sair do apartamento, pode influenciar diretamente na propagação do fogo e no tempo disponível para abandono dos demais ocupantes. A finalidade desse trabalho foi avaliar se fechar a porta e janelas é capaz de retardar a propagação do fogo e aumentar o tempo para abandono seguro do local. Esse propósito foi alcançado mediante comparativo de simulações numéricas, utilizando o simulador de incêndio Fire Dynamics Simulator (FDS). O estudo mostrou que deixar a porta e janela da sala abertas, resultou em uma janela de tempo de abando de 3 minutos e 30 segundos, tornando inviável a fuga dos demais moradores após esse período. Na hipótese de terem sido fechadas, não haveria propagação da fumaça para a caixa de escada. Entretanto, caso os demais apartamentos estivessem com as janelas abertas, a fumaça exalada pela janela rompida devido ao calor, afetaria o andar superior, em níveis prejudiciais à saúde, em 8 minutos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/79
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1082 - Artigo - Junqueira - pdfa.pdfArtigo científico1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1082 - Produto - Junqueira - Frente.pdfAnexo - Folder - Frente213,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1082 - Produto - Junqueira - Verso.pdfAnexo - Folder - Verso319,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 35133010 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.