Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/80
Título: Estudo sobre o tratamento veterinário dispensado aos cães do CBMDF
Título(s) alternativo(s): Study on veterinary treatment provided to CBMDF dogs
Autor(es): Mendonça, Victor Gonzaga de
Jesus, Larissa Nunes de
Palavras-chave: Salvamento
Cães
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Grupamento de Busca e Salvamento
Veterinários
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: JESUS, Larissa Nunes de. Estudo sobre o tratamento veterinário dispensado aos cães do CBMDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho analisou a forma como os cães de resgate utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para operações de busca e salvamento são tratados em relação à sua saúde. Tal abordagem é devida ao fato de que o Corpo de Bombeiros é obrigado, por meio de portaria interna, a monitorar e cuidar da saúde dos cães mediante a utilização de um especialista médico-veterinário. Com esse monitoramento, é possível que o bem-estar dos animais seja assegurado e mantido. O intuito deste estudo foi verificar se os cães estão recebendo um tratamento e acompanhamento médico-veterinário condizente com as atividades que são desenvolvidas por eles. Este propósito foi conseguido por meio de pesquisa bibliográfica, que abordou a necessidade do uso de cães de resgate pelo corpo de bombeiros e expôs as principais áreas de atuação; de coleta de dados com os militares lotados no canil do CBMDF; e de análise documental. Como resultado, foi observado que, por hora, os cães não recebem um acompanhamento médicoveterinário adequado. Dessa forma, sugeriu-se a contratação de clínica especializada como forma mais vantajosa para dar suporte à saúde dos animais pertencentes ao CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/80
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1069 - Artigo - Larissa Nunes.pdfArtigo científico2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1069 - Termo de Referência - Larissa Nunes.pdfAnexo - Termo de referência181,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 35202604 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.