Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/83
Título: Segurança jurídica do gestor em licitações de obras públicas
Autor(es): Lima, Hélio Pereira
Carvalho, Hélio Mauricio de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Segurança jurídica
Administração pública
Responsabilidade solidária
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: CARVALHO, Hélio Mauricio de. Segurança jurídica do gestor em licitações de obras públicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa é baseada em referencial teórico e bibliográfico. Analisa os efeitos do art. 28 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), incluído pela Lei 13.655/2018, na segurança jurídica do gestor que homologa licitações de obras públicas. É uma pesquisa exploratória, baseada no estudo da legislação, da doutrina e da jurisprudência. Aborda o princípio da segurança jurídica, as atribuições dos principais agentes que atuam em licitações de obras públicas, os parâmetros tradicionalmente utilizados pelo TCU nos processos na apuração de responsabilidade dos agentes públicos e os reflexos do art. 28 da LINDB na jurisprudência do TCU. No estudo do princípio da segurança jurídica são identificados seus principais aspectos. Na seção sobre as atribuições dos agentes, a pesquisa identifica as principais atividades desenvolvidas por eles nas fases preliminar, interna e externa da licitação de obra, bem como identifica a legislação que rege suas atividades. Na seção sobre os parâmetros utilizados pelo TCU, tratam-se de regras de responsabilidade civil e critérios utilizado na jurisprudência da corte. Na seção sobre os reflexos do art. 28 da LINDB na jurisprudência do TCU são estudados julgados da corte posteriores ao início de vigência do referido dispositivo legal. Nos resultados, os principais aspectos do princípio da segurança jurídica foram confrontados com as informações levantadas nas outras seções. O estudo permitiu concluir que o art. 28 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro favoreceu a segurança jurídica do gestor sem, contudo, ter gerado todos os efeitos esperados.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/83
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAEO___2019___MAJ_CARVALHO____REVISADO___ENTREGUE.pdfMonografia769,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00017800_2020_51.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.