Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/94
Título: Análise estratégica das comunicações em comando e controle de operações de combate a incêndios urbanos do CBMDF
Autor(es): John, Thiago Palácio
Figueira, Alysson Krüger
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Incêndios urbanos - Combate
Sistema de comando de incidentes
Comunicação organizacional
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: FIGUEIRA, Alysson Krüger. Análise estratégica das comunicações em comando e controle de operações de combate a incêndios urbanos do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa analisa a situação específica das comunicações em comando e controle de operações de combate a incêndios urbanos do CBMDF, identificando a quantidade e as características do equipamento de comunicação atualmente disponível na corporação, bem como como a adequação desta comunicação ao viés do plano estratégico institucional. É uma pesquisa exploratória, realizada por meio da revisão literária de conteúdos pertinentes ao tema e pela análise de dados obtidos mediante aplicação de questionários, que buscaram atingir os objetivos propostos neste trabalho monográfico. Por meio da revisão de literatura, foi possível verificar que existe um diferencial de qualidade (excelência) nas operações de combate a incêndios urbanos, quando o comando e o controle são desenvolvidos por meio de uma comunicação operacional adequada, o que é notório em operações de média ou grande complexidade e alto risco. Com uma finalidade aplicada e objetivos exploratórios e descritivos, a pesquisa apresenta uma metodologia de procedimentos bibliográficos e documentais. Neste cenário, os dados obtidos por meio de questionário aplicado aos gestores institucionais com responsabilidade direta sobre o tema foram levados em consideração, obtendo-se um diagnóstico realista sobre a situação e a viabilidade da execução de estratégias de desenvolvimento das comunicações internas em operações de incêndios urbanos, como condição de segurança e desempenho institucional. Assim, iniciando pelo estudo dos objetivos específicos e partindo para o estudo do objetivo geral, o conhecimento é construído de forma fluida, intuitiva e coerente. O estudo permitiu concluir que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, instituição que busca excelência em seu planejamento estratégico, deve empenhar-se em adequar as comunicações em comando e o controle de suas operações de combate a incêndios urbanos, de modo a atingir estes índices de excelência desejados, conforme a alta relevância estratégica deste tema para a instituição.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/94
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAEO - KRÜGER - VERSÃO DEFINITIVA.pdfMonografia1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00017630_2020_12.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.