Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/97
Título: Gestão por competências: um estudo sobre a aplicabilidade à seção de manutenção de viaturas – SEMAV/CEMEV
Autor(es): Ataídes, Alexandre Spíndola de
Cunha, João José da
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Centro de Manutenção de Equipamentos e Viaturas
Política de recursos humanos
Gestão por competências
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: CUNHA, João José da. Gestão por competências: um estudo sobre a aplicabilidade à seção de manutenção de viaturas – SEMAV/CEMEV. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa abordou a gestão por competência como modelo que permite o alinhamento de esforços necessários para que os conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores possam gerar e sustentar as competências da organização. O objetivo geral foi estudar a aplicabilidade da gestão de pessoas por competências na Seção de Manutenção de Viaturas (SEMAV) para as funções dos militares da qualificação de manutenção (QBMG – 3). Quanto a metodologia empregada, se caracterizou como aplicada no que se refere a finalidade e dedutiva quanto ao método de pesquisa, exploratória e descritiva no que se refere a natureza dos objetivos da pesquisa, quanto aos procedimentos o trabalho monográfico adotou a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionários. O CBMDF, nos últimos anos, tem investido em viaturas nacionais e importadas com novas tecnologias embarcadas, exigindo cada vez mais de profissionais capacitados e motivados, a corporação recentemente incorporou novos membros no CEMEV o que se torna imperioso estudar as competências humanas e organizacionais para desenvolvimento e maximização das atividades de manutenção veicular. Por meio da pesquisa foi possível verificar as necessidades de melhorias em diversas competências necessárias para as atividades do centro. Portanto, ao final do estudo conclui se que é possível aplicar a gestão por competência na SEMAV, como ferramenta de maximização de resultados e de gestão de recursos humanos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/97
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Cunha_CORRIGIDA.pdfMonografia3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00017205_2020_15.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização68,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.