Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/101
Título: Análise organizacional do serviço de aeronaves remotamente pilotadas do CBMDF instituído pela Portaria nº 16 de 4 de julho de 2019
Autor(es): Mendes, Renato de Freitas
Silva, Vinicius Santos
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Grupamento de Aviação Operacional
Aeronaves não tripuladas
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Administração
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: SILVA, Vinicius Santos. Análise organizacional do serviço de aeronaves remotamente pilotadas do CBMDF instituído pela Portaria nº 16 de 4 de julho de 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo objetivou a análise organizacional do Serviço de Aeronaves remotamente pilotadas do CBMDF (SARP/CBMDF) instituído pela Portaria nº 16, de 4 de julho de 2019, com enfoque nos aspectos que tangem à estrutura administrativa do Serviço. Os objetivos da pesquisa foram identificar a atual estrutura administrativa do SARP/CBMDF, conhecer as demandas relacionadas à utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) nas atividades do CBMDF, apresentar estruturas administrativas utilizadas na gestão de RPA em outras Corporações, identificar a estrutura administrativa necessária para o SARP atender adequadamente às demandas do CBMDF e, por fim, apresentar uma proposta de estrutura administrativa para o SARP/CBMDF. Para tanto, a revisão bibliográfica abordou a aplicação das RPA nas atividades de Bombeiros, aspectos de segurança operacional da aviação, aspectos gerais teóricos das estruturas administrativas; bem como a estrutura administrativa dos serviços de RPA do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Militar da Bahia e do CBMDF. A pesquisa de campo levantou dados qualitativos, por intermédio de entrevistas com gestores das respectivas Corporações Militares e os principais gestores do CBMDF. Esses dados foram coletados e analisados, o que proporcionou a identificação das principais demandas a serem atendidas pelo Serviço, os principais problemas a serem enfrentados para o atendimento das demandas e as ações necessárias para alavancar uma estrutura administrativa necessária para o SARP. Concluiu-se que a estrutura descentralizada por meio de criação de uma Câmara Técnica para auxílio nas questões estratégicas, aliada a uma sistematização das atividades táticas e operacionais seria a proposta de solução para o problema apresentado neste estudo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/101
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAEO___Maj_Vinicius_ver_final.pdfMonografia4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00014212_2020_65.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.