Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/103
Título: Proposta de regulamentação do Conselho de Ensino e Disciplina Escolar (COEDE) no âmbito da Academia de Bombeiro Militar do CBMDF
Autor(es): Rodrigues, Célio Wilson
Dumas, Vinicius Fiuza
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Academia de Bombeiro Militar
Disciplina militar
Curso de Formação de Oficiais
Data do documento: 21-Jan-2020
Citação: DUMAS, Vinicius Fiuza. Proposta de regulamentação do Conselho de Ensino e Disciplina Escolar (COEDE) no âmbito da Academia de Bombeiro Militar do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A Academia de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é responsável pela capacitação técnico-profissional dos futuros oficiais da Corporação. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é propor a regulamentação do Regimento Interno do Conselho de Ensino e Disciplina Escolar, órgão colegiado utilizado para a avaliação de assuntos pedagógicos gerais dos cursos de formação e da permanência de alunos na Corporação, devido à falta de normatização relacionada ao tema. Para isso foram analisados os principais dispositivos legais do Sistema de Ensino Bombeiro Militar, de outras instituições militares e do ordenamento jurídico brasileiro. Dessa forma, a pesquisa está baseada no método dedutivo, caracterizando-se como aplicada, exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental. Dentro dessa abordagem, os dados obtidos, por intermédio da análise das legislações e dos questionários aplicados aos oficiais especialistas das áreas de ensino e jurídica do CBMDF, foram levados em consideração, obtendo-se um diagnóstico sobre a competência, composição, funcionamento e legitimidade do Conselho de Ensino e Disciplina Escolar. O estudo permitiu concluir que este conselho possui base legal para ser regulamentado por meio de portaria e que a sua regulamentação poderia ocasionar uma série de vantagens ao CBMDF como, por exemplo, a definição de critérios objetivos utilizados para a exclusão de alunos e a melhoria da gestão de ensino dos cursos de formação da ABMIL.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/103
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cap. Fiuza - Versão CAPA DURA.pdfMonografia2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00012591_2020_59.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização64,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.