Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/68
Título: Contenção de pacientes psiquiátricos: proposta de um procedimento operacional padrão
Autor(es): Schneider Júnior, Otmar Manfred
Pinheiro, Lafayette Júnio Mendonça
Palavras-chave: Pacientes psiquiátricos
Contenção
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 4-Dez-2019
Citação: PINHEIRO, Lafayette Júnio Mendonça. Contenção de pacientes psiquiátricos: proposta de um procedimento operacional padrão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho propôs uma abordagem padronizada para os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) nas ocorrências envolvendo pacientes psiquiátricos quando é necessária a contenção dos pacientes. Tal abordagem é necessária uma vez que os Bombeiros Militares são acionados frequentemente em ocorrências com pacientes psiquiátricos, que muitas vezes são resolvidas com base em negociações, mas em alguns casos necessitam de procedimentos de contenção física e mecânica para o transporte do paciente ao hospital, oferecendo segurança ao paciente, à guarnição e a terceiros que estejam na cena. O trabalho tem como hipótese de que não existe um POP formalizado e amplamente divulgado para a contenção de pacientes no CBMDF. O principal objetivo deste trabalho é investigar os procedimentos utilizados para a contenção de pacientes psiquiátricos no CBMDF, segundo os socorristas da seção de ensino do Grupamento de Atendimento a Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH). Este propósito foi alcançado através da revisão documental e bibliográfica sobre o assunto, bem como entrevistas com os socorristas da seção de ensino do GAEPH. O estudo esclareceu a legislação referente ao atendimento de pacientes psiquiátricos, analisou o POP de outros estados, propôs um POP para o procedimento de contenção física e mecânica de pacientes psiquiátricos e identificou que não há um POP documentado para a realização desse procedimento na Corporação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/68
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1079 - Artigo - Lafayette.pdfArtigo científico363,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1079 - POP - Lafayette.pdfAnexo - Proposta de Procedimento Operacional Padrão para contenção de pacientes psiquiátricos2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 32165295 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.