Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/74
Título: O uso e a importância do Espadim no CBMDF: proposta de construção do Manual de Ordem Unida do Espadim Marechal Souza Aguiar
Título(s) alternativo(s): The use and the importance of "espadim" in the CBMDF: proposed construction of the Manual of the Drill and Ceremony of "Espadim Marechal Souza Aguiar"
Autor(es): Moura, Renata Costa de
Alves, Raissa Almeida
Palavras-chave: Ordem unida
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Curso de Formação de Oficiais
Espadim
Manuais
Data do documento: 4-Dez-2019
Citação: ALVES, Raissa Almeida. O uso e a importância do Espadim no CBMDF: proposta de construção do Manual de Ordem Unida do Espadim Marechal Souza Aguiar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho visa o estudo do armamento militar denominado Espadim, empregado pelos cadetes da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), esse denominado "Marechal Souza Aguiar". Tal abordagem se justifica pela carência do estabelecimento formal das posições e movimentos de ordem unida com emprego deste armamento, o qual se faz necessária para a obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, sincronização e garbo, os quais materializam a própria disciplina militar. O objetivo deste trabalho é analisar como se dão as posições e os movimentos de ordem unida portando o Espadim Marechal Souza Aguiar no CBMDF e a sua padronização. Este propósito foi conseguido mediante entrevistas e pesquisas com cadetes e oficiais da corporação, além de observações de campo e estudos comparativos com Forças Armadas e Forças Auxiliares que também utilizam ou já utilizaram o Espadim. Verificou-se que não há uma regulamentação ou padronização do CBMDF para esse armamento e, como produto, foi elaborada uma proposta do Manual de Ordem Unida do Espadim Marechal Souza Aguiar para a ABMIL.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2019.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/74
Aparece nas coleções:CFO 35

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1089 - Artigo - Raissa.pdfArtigo científico1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1089 - Manual de Ordem Unida Espadim Mal.pdfAnexo - Manual de Ordem Unida Espadim Marechal Souza Aguiar1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 32134857 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização91,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.