Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/91
Título: Gestão da ética e integridade nas contratações do CBMDF
Autor(es): Lima, Hélio Pereira
Macario, Eulina Pedroza Santos
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Contrato administrativo
Ética profissional
Data do documento: 5-Fev-2020
Citação: MACARIO, Eulina Pedroza Santos. Gestão da ética e integridade nas contratações do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa abordou o elemento gestão da ética e integridade como prática a ser implantada no CBMDF, a fim de prevenir fraude e corrupção na gestão e execução de contratos administrativos. O trabalho partiu do estudo do contexto internacional com reflexos no ordenamento jurídico nacional acerca do tema, cujo marco foi a aprovação da Lei 12.846 de 1º de agosto de 2013, batizada de “Lei Anticorrupção”. Por conseguinte, evidenciou-se a existência de convenções internacionais recomendando a implantação de programa de integridade no país. Desta feita, tanto a União quanto o Distrito Federal aprovaram leis para exigir a implantação do programa. Neste sentido, evidenciou-se a iminência em a Instituição ser questionada quanto ao cumprimento da lei. Somado ao exposto, houve o estudo de princípios do direito administrativo e constitucional disciplinadores dos contratos administrativos. Os elementos da gestão de integridade foram destrinchados para a melhor compreensão. Os mecanismos de enfrentamento à fraude e corrupção foram esmiuçados, para evidenciar o foco da pesquisa em práticas preventivas. Além disso, explorou os elementos contidos no componente disciplinado pelo TCU “gestão da ética e integridade”. O objetivo geral tratou de propor boas práticas relacionadas à prevenção da fraude e corrupção em gestão e execução de contratos no CBMDF, sob a ótica da gestão da ética e integridade. Os conceitos inter-relacionados com o tema foram detalhados no referencial teórico tais como: fraude, corrupção, ética, valores, integridade. Os mecanismos de combate a corrupção e seus desdobramentos foram estudados de acordo com os ditames estabelecidos pela corte de contas. Somado ao exposto, o conceito de contrato administrativo foi detalhado, para ao final facilitar a compreensão do assunto e estabelecer a estrutura da execução de contratos no CBMDF. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada por meio de entrevista ao Controlador-Geral do Distrito Federal, Dr. Aldemário de Castro, ao Ministro da Controladoria Geral da União, ao Promotor de Justiça Militar, Dr. Nísio Tostes, além da contribuição dada pelo Ten-Cel Diretor de Contratos e Aquisições, bem como, por coleta de dados nos sítios dos tribunais de contas. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo. Por outro lado, quanto à classificação das informações levantadas e seus resultados, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma pesquisa exploratória, realizada por meio da revisão literária dos conteúdos pertinentes ao tema, pela análise dos dados coletados, por meio de entrevistas. Cumpriu três objetivos específicos e ao final, apresentando seus resultados e discutindo-os, no intuito de colaborar com a solução de um problema.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/91
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAEO_2019_2020_Major_Eulina___Integridade_nas_Contratacoes_do_CBMDF.pdfMonografia1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00015007_2020_17.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização70,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.