Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/100
Título: Estudo da gestão do contrato de manutenção predial do CBMDF no contexto da Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário
Autor(es): Barbosa, Isaac da Silva
Carvalho, Gabriel Motta de
Palavras-chave: Brasília (DF)
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Bens públicos
Contrato administrativo
Manutenção predial
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: CARVALHO, Gabriel Motta de. Estudo da gestão do contrato de manutenção predial do CBMDF no contexto da Rede Integrada de Gestão do Patrimônio Imobiliário. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) possui 51 unidades com uma área construída de aproximadamente 150.000 m2. Desde 2016, está em vigor um contrato de manutenção predial com a finalidade de prestar serviços de manutenção corretiva e emergencial dos sistemas, equipamentos e instalações. Em dezembro de 2018, os decretos números 39.536 e 39.537, criam a Rede Integrada do Patrimônio Imobiliário do Distrito Federal (RIGPI/DF) com o objetivo de elaborar a política de planejamento, orçamento e gestão dos bens patrimoniais imobiliários do Distrito Federal. Os decretos preveem requisitos e parâmetros a serem desenvolvidos pelos órgãos do Governo do Distrito Federal para subsidiar o governo com relação a gestão dos bens imobiliários. Este estudo buscou analisar se o atual contrato de manutenção predial possui os requisitos necessários para o cumprimento dos decretos. Para chegar a esse objetivo foi pesquisado material bibliográfico sobre o tema, desenvolvido um estudo da gestão do atual contrato de manutenção predial e realizado entrevista com os gestores do CBMDF com funções pertinentes ao tema. No estudo foi discutido os dados de distribuição e valores gastos de ordens de serviço nas unidades, foi calculada a demanda reprimida, além de ter sido analisado o valor total atualmente gasto com manutenção. Todos os dados foram relacionados com a literatura especializada sobre o tema. O atual contrato de manutenção predial não contempla serviços de manutenção preventiva, os serviços só são realizados depois da ocorrência da falha e solicitação do usuário. Dessa forma, não é realizado um controle e acompanhamento das deteriorações das edificações, não sendo possível priorizar de maneira racional os recursos. Verificou-se também que a distribuição de ordens de serviço e gastos por unidades não apresentam correlações com as áreas das edificações, onde muitas unidades com áreas maiores receberam menos intervenções e recursos que unidades com áreas menores. Utilizando-se o conceito de custo de reposição (custo hipotético do valor total da construção de todas as edificações do CBMDF em valor presente), verificou-se que o valor total do contrato está subdimensionado, ocasionando uma enorme demanda reprimida de pedidos. Também foi possível concluir que o número de funcionário apresenta déficit com relação a literatura estudada. Conclui-se que o contrato atual de manutenção predial não possui os requisitos necessários para o cumprimento dos decretos, sendo recomendado sua revisão, principalmente com a inclusão de manutenção preventiva, gestão e controle dos graus de deteriorações das unidades, distribuição das ordens de serviço de forma técnica e periódica (no caso dos serviços preventivos), aumento do número de funcionários e aumento do valor do contrato.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/100
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAEO - Gabriel 2020_COMPLETO_REVISADO.pdfMonografia2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00015273_2020_40.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.