Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/114
Título: O uso de técnicas de geoprocessamento no mapeamento de áreas de risco de deslizamento em decorrência do período chuvoso
Autor(es): Barreto, Ricardo Vianna
Santos, Kemps Rhuan Lemos dos
Palavras-chave: Deslizamento de terra
Área de risco
Geoprocessamento
Chuva
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Varjão (DF)
Data do documento: 24-Jan-2020
Citação: SANTOS, Kemps Rhuan Lemos dos. O uso de técnicas de geoprocessamento no mapeamento de áreas de risco de deslizamento em decorrência do período chuvoso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O presente relatório monográfico possui como tema de estudo a utilização de técnicas de geoprocessamento no mapeamento de áreas de risco de deslizamento de terra em decorrência do período chuvoso no Distrito Federal. Como estudo de caso foi escolhido perímetro de atuação do 34º Grupamento de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A ocupação desordenada que ocorre em algumas cidades tem sido um desafio para ações de políticas públicas e sociais. Nas últimas décadas, um elevado número de famílias, com baixa renda migraram para os grandes centros urbanos e ocupando áreas irregulares, que na maior parte das vezes são localizadas em encostas de morros ou beira de rios. Essas áreas além de não ter infraestrutura urbana, possui alta declividade e estão mais vulneráveis a desastres decorrentes de eventos adversos como chuvas intensas. A Subsecretaria de Defesa Civil do Distrito Federal identificou que há áreas de risco na Região Administrativa do Varjão, localizada no perímetro de atuação do 34º GBM, porém não há um mapeamento desses locais. O mapeamento das áreas de risco no Distrito Federal além de ser uma atribuição do Grupamento de Proteção Civil – GPCIV do CBMDF também permite que haja uma ação preventiva para evitar desastre ou diminuir o tempo resposta das equipes de socorro dos Grupamentos Multiempregos. O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES) é um acordo de cooperação técnica entre o Brasil e o Japão, que desenvolveu uma metodologia para o Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos Gravitacionais de Massa. A metodologia permitiu utilizar dados geoespaciais do local de estudo para mapear as áreas de risco de deslizamento de terra, utilizando como parâmetro a declividade do terreno. Com relação a variável meteorológica, utilizou-se de gráficos climatológicos do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET para delimitar os meses de maior intensidade de volume de chuvas. Para a validação das informações obtidas por meio dos dados de satélite foram realizadas vistorias técnicas nos locais que indicaram declividade maior do que os parâmetros aceitáveis. O estudo permitiu identificar áreas com declividades altas o bastante para serem consideradas áreas de risco de deslizamento de terra, assim como o mapeamento e delimitação desses locais com base na metodologia proposta.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/114
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FINAL_PFDA___CAP_KEMPS.pdf
  Restricted Access
Monografia7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00013536_2020_86.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.