Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/115
Título: Análise do atendimento ao alcoolismo no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal no atual Programa de Atenção à Dependência Química
Autor(es): Miranda, Mônica de Mesquita
Faria, Fabio Lopes
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Bombeiros
Alcoolismo
Droga (vício)
Data do documento: 29-Jan-2020
Citação: FARIA, Fabio Lopes. Análise do atendimento ao alcoolismo no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal no atual Programa de Atenção à Dependência Química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho apresentado a seguir analisa o atendimento ao alcoolismo no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no atual Programa de Atenção à Dependência Química. O descritivo desse programa foi desenvolvido em 2019 com o objetivo de diminuir os impactos da dependência química para a corporação. Mesmo após tantas melhorias trazidas pelo programa, ainda se faz necessário aperfeiçoar o cuidado de assistência ao militar. Para isso, esse estudo propôs subsidiar melhorias no programa em questão e identificar mecanismos de busca ativa de militares propensos ao uso abusivo de álcool. Com este escopo, realizou-se revisão de literatura, coleta de dados documentais provenientes da Policlínica Médica (POMED) e pesquisa de campo por meio de entrevistas com profissionais do Centro de Assistência Bombeiro Militar (CEABM) com expertise na área e que atuam diretamente no setor. Com base nas informações coletadas percebeu-se a complexidade do problema e suas possíveis soluções. Diante do fato, pode-se afirmar que o atual Programa de Atenção à Dependência Química vem servindo bem a comunidade bombeiro-militar, mas alguns aspectos podem ser aprimorados. Dentre eles, pode-se elencar a necessidade de mais profissionais da área, ampliação da rede credenciada e uma maior divulgação e publicidade do programa em andamento. Dessa forma, como possível contribuição do estudo, foi desenvolvida a minuta de uma portaria, de ampla divulgação, para regulamentação no âmbito do CBMDF dos procedimentos necessários à assistência ao bombeiro militar com problemas decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/115
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final - Cap. Fábio Faria.pdf
  Restricted Access
Monografia1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00012790_2020_67.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.