Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/121
Título: A capacitação dos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal em Língua Brasileira de Sinais para o atendimento de pacientes surdos
Autor(es): Pedroso, Giancarlo Borges
Campos, Mateus Barros e Silva
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Socorristas
Emergências médicas
Língua Brasileira de Sinais
Treinamento profissional
Data do documento: 28-Jan-2020
Citação: CAMPOS, Mateus Barros e Silva. A capacitação dos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal em Língua Brasileira de Sinais para o atendimento de pacientes surdos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa visa levantar o conteúdo necessário à elaboração de uma proposta de curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com enfoque no atendimento pré-hospitalar. É uma pesquisa aplicada, fundamentada nos levantamentos bibliográfico e documental. A pesquisa bibliográfica pesquisou sobre a aquisição da fluência na Libras como segunda língua (L2), sobre quais habilidades e competências os profissionais do CBMDF precisam ter para trabalhar com Libras e sobre a suficiência de carga horária para o aprendizado da Língua de Sinais Brasileira. Este estudo permitiu levantar aspectos necessários à criação de um curso de Libras que atenda os anseios apontados em estudos realizados anteriormente no CBMDF quanto ao atendimento às pessoas surdas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/121
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_Final___Cap._Campos__v._corrigida_.pdfMonografia938,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00013944_2020_38.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.