Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/122
Título: Proposta de padronização de procedimentos de manejo de insetos no COMOP do CBMDF
Autor(es): Tedeschi, Maria Luiza Spinelli Parca
Souza, Antonio Pedro Diel Bastos de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Comando Operacional
Abelhas
Vespas
Captura de insetos
Data do documento: 28-Jan-2020
Citação: SOUZA, Antonio Pedro Diel Bastos de. Proposta de padronização de procedimentos de manejo de insetos no COMOP do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho analisa a necessidade de padronização para manejo de insetos no CBMDF. A atividade de manejo de insetos no âmbito do CBMDF é frequente; no ano de 2019 foram atendidas mais de 10 mil ocorrências desse tipo, entretanto algumas técnicas de manejo não são utilizadas, sendo a eliminação/extermínio a mais frequente. O trabalho diferencia os principais tipos de insetos sinantrópicos encontrados em ocorrências: abelhas com ferrão (Gênero Apis), abelhas sem ferrão e vespas ou marimbondos. Foi analisado o tipo de manejo que pode ser realizado dependendo da classificação desses insetos frente às leis ambientais vigentes em nosso País. Em seguida foi comparado ao que é preceituado em lei com o que realmente é realizado nas ocorrências desse tipo. O estudo colabora com a situação e sugere algumas técnicas e abordagens, que podem ser realizadas futuramente; sendo assim expõe a necessidade de algumas mudanças e sugere alguns caminhos que podem ser tomados à frente. Visando com isso contribuir para operações envolvendo o manejo de insetos com mais segurança para os Bombeiros e a própria população, com escolha das técnicas de manejo mais adequadas frente ao regramento jurídico e frente à própria manutenção ecológica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/122
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mono Bastos final.pdfMonografia8,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00013172_2020_34.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.