Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/170
Título: Indicadores de desempenho para a Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Moisés Silva
Nery, Dirceu Tavares Formiga
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Odontológica
Indicadores de produtividade
Indicadores de saúde
Administração estratégica
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: DIAS, Moisés Silva. Indicadores de desempenho para a Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: Indicadores de desempenho compõem uma importante ferramenta da gestão estratégica, conferindo auxílio significativo ao processo decisório por serem informações pontuais no tempo e no espaço que ensejam o acompanhamento dinâmico da realidade de uma instituição. Advinda do meio privado, a gestão estratégica resta consolidada na gestão pública, com diversos benefícios nos aspectos gerenciais e para governança, ao estabelecer objetivos estratégicos a serem perseguidos sob o monitoramento de indicadores de desempenho. Nesse sentido, o propósito deste trabalho foi propor indicadores para a Policlínica Odontológica (PODON) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, empregando como referência o Balanced Scorecard, através de metodologia composta por aplicação de questionários sob a modalidade de escala de Likert aos cirurgiões-dentistas da PODON, constituição de grupo focal com os cirurgiões-dentistas da unidade, entrevistas com o Administrador da PODON e comandantes de instituições militares congêneres do DF, seguida por uma revisão de literatura e mapeamento de indicadores candidatos. Foi definido um mapa estratégico sob quatro perspectivas e seis temas estratégicos alinhados ao Plano Estratégico do CBMDF 2017-2024, totalizando onze objetivos estratégicos para a PODON. Houve necessidade de propositura de indicadores que, associados aos indicadores mapeados, pudessem contemplar o monitoramento dos objetivos estratégicos definidos para a unidade, sendo empregada a metodologia proposta pela Escola Nacional de Administração Pública para construção de indicadores. Pode-se constatar que os indicadores são ferramentas importantes para gestão de serviços de saúde, inclusive com aplicabilidade em serviços de assistência odontológica. Foram estabelecidos vinte e cinco indicadores de desempenho para a Policlínica Odontológica, sendo dezesseis mapeados de indicadores candidatos e nove indicadores construídos. O presente estudo trouxe ferramentas para o estabelecimento de uma gestão estratégica setorial alinhada a gestão estratégica corporativa, permitindo uma ampliação do horizonte da unidade para melhor desempenho de suas atribuições e favorecendo o alinhamento dos militares da PODON com os objetivos institucionais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/170
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAEO_2019_2020___TEN_CEL_NERY.pdfMonografia4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 35672319 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização114,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.