Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/212
Título: Sensoriamento remoto aplicado a investigação de incêndio florestal
Autor(es): Medeiros, Ronaldo Lima de
Pinto, João Henrique Corrêa
Palavras-chave: Incêndios florestais - Investigação
Sensoriamento remoto
Sistema de informação geográfica
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: PINTO, João Henrique Corrêa. Sensoriamento remoto aplicado a investigação de incêndio florestal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Neste trabalho, foram analisadas as variáveis que influenciam a dinâmica dos incêndios florestais, tais como as características do combustível, a topografia e os fatores meteorológicos, sob a ótica do sensoriamento remoto, utilizando Sistemas de Informação Geográficas como ferramenta para o processamento de dados. Foi observado que grande parte das informações provindas do sensoriamento remoto estão disponíveis de forma gratuita em agências governamentais ao redor do globo, o que facilitou o acesso a imagens de satélites e a dados geográficos para o desenvolvimento de uma padronização no uso de tais informações para auxiliar a investigação de incêndios florestais em suas causas e seus desenvolvimentos. Foram explorados procedimentos relacionados ao geoprocessamento e ao processamento digital de imagens consagrados pelo meio acadêmico, para aclarar a visão do investigador de incêndio florestal a respeito de identificações de zonas de origens e interpretações de incêndios florestais. Desta forma, este trabalho trouxe uma complementação à atividade tradicional do investigador de incêndio florestal com um trabalho riquíssimo de informações proposto e realizado na fase que antecipa a atividade de campo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/212
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JH_Corrigido_V2.pdfMonografia - Texto completo11,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57350368 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização147,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.