Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/229
Título: As Capelanias Militares como ferramenta na gestão da saúde dos militares do CBMDF: um desdobramento estratégico na política de saúde do CBMDF
Autor(es): Oliveira, Helen Ramalho de
Tavares, Fernanda de Andrade Reis
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Saúde ocupacional
Capelanias militares
Saúde mental
Bombeiros
Data do documento: 16-Mar-2021
Citação: TAVARES, Fernanda de Andrade Reis. As Capelanias Militares como ferramenta na gestão da saúde dos militares do CBMDF: um desdobramento estratégico na política de saúde do CBMDF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho apresentado trouxe como tema o emprego das Capelanias Militares como ferramenta na gestão da saúde dos militares do CBMDF, como medida estratégica na política de saúde da instituição. Deste modo, foram levantados os principais motivos de dispensas médicas homologadas no CBMDF no período de 2018 a 2020, para identificar quais seriam as principais causas de absenteísmo na Corporação. Em complemento, foi estudada e analisada a atuação das Capelanias em cooperação com o serviço prestado pelo Centro de Assistência da Corporação (CEABM) com o escopo de se aplicar a política de saúde referenciada no Planejamento Estratégico 2017-24. Neste sentido, a pesquisa se deparou com o seguinte problema: Como ampliar estrategicamente o trabalho das Capelanias Militares no atendimento aos militares com distúrbios psicossociais? No intuito de solucionar o problema, foi apresentado o seguinte objetivo geral: Identificar como as Capelanias Militares podem ser usadas em nível estratégico para auxiliar no gerenciamento de militares acometidos por doenças psicossociais. No tocante à metodologia utilizada para a pesquisa foi classificada da seguinte forma: quanto à natureza foi aplicada, quanto ao objetivo foi exploratória e em relação à abordagem utilizou-se o método dedutivo. Ainda o estudo foi classificado como qualiquanti e os procedimentos técnicos usados foram: a pesquisa bibliográfica, documental e o levantamento de dados. Também, dentro dos procedimentos foram realizadas entrevistas semiestruturadas por pautas com os gestores das Capelanias do CBMDF e da PMDF, além da Comandante em exercício do CEABM. Nas considerações finais, foi proposta uma Portaria de implementação de um protocolo de atendimento a militares expostos às situações traumáticas no CBMDF.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/229
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - CAEO - Fernanda FINAL CORRIGIDA PARA PUBLICAÇÃO 30-03-2021.pdfMonografia - Texto completo1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 59043453 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização157,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.