Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/283
Título: Estudo sobre o absenteísmo dos especialistas florestais entre os anos de 2015 e 2019
Autor(es): Anselmo, Cézar Augusto de Freitas
Rocha, Giliard Carlos da
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Absenteísmo
Incêndios florestais
Saúde ocupacional
Rio de Janeiro (Estado). Corpo de Bombeiros Militar
Mato Grosso do Sul. Corpo de Bombeiros Militar
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: ROCHA, Giliard Carlos da. Estudo sobre o absenteísmo dos especialistas florestais entre os anos de 2015 e 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O combate aos incêndios florestais é uma atividade notoriamente desgastante devido a vários fatores, dentre eles podemos citar a topografia do terreno, a baixa umidade relativa do ar, a distância do deslocamento da tropa para acessar o incêndio e a dimensão que a linha pode alcançar. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, através da Operação Verde Vivo, faz uso da Gratificação de Serviço Voluntário como forma de reforço operacional para atuar de maneira mais efetiva no enfrentamento dos incêndios florestais que ocorrem no DF no período de estiagem. Esta carga de trabalho adicional, à qual o bombeiro se submete de forma voluntária, pode gerar algum tipo de impacto na saúde do militar, e este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo dimensionar os efeitos oriundos desta relação de trabalho. Para as análises, foram utilizados dados estatísticos referentes à homologação de atestados e à quantidade de cotas de GSV realizadas no CBMDF, logo após comparou-se os resultados obtidos no DF com estudos realizados em outras corporações. Utilizou-se como base teórica estudos da área de saúde pública e qualidade de vida no trabalho, epidemiologia e classificação internacional das doenças, bem como as normativas do CBMDF. Para Nishimura, Spers e Giuliani (2008 apud ALVES, 2010), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) valoriza o trabalhador como ser humano e busca o equilíbrio entre o indivíduo e a empresa, resultando em benefícios para ambos. Este trabalho pretende aferir o nível de absenteísmo dos bombeiros especialistas florestais e servir como base para a proposição de políticas que melhorem a qualidade de vida desses militares.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/283
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giliard Carlos da Rocha - TCC - Metadados-compactado.pdf
  Restricted Access
Texto Completo931,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Giliard Carlos da Rocha - Autorização - Metadados.pdf
  Restricted Access
Texto Completo127,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.