Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/430
Título: A integração da espiritualidade/religiosidade no atendimento médico da POMED
Autor(es): Cozac, Geisa
Lima, Rogério Gomes
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Médica
Serviços de saúde
Clínica geral
Espiritualidade
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: LIMA, Rogério Gomes. A integração da espiritualidade/religiosidade no atendimento médico da POMED. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: Cada vez mais a ciência se curva diante da importância da espiritualidade na vida do ser humano. A presente pesquisa tem como objetivo analisar, na literatura do campo da saúde, a influência da espiritualidade/religiosidade no contexto da clínica médica, bem como sua relação na vida do paciente e no desempenho do profissional. Nessa perspectiva, busca-se esclarecer se é importante aplicar o cuidado espiritual em assistência ao paciente, bem como identificar se há conhecimento e capacitação do corpo médico da POMED nesta área, buscando entender como é a receptividade e a necessidade de cuidado espiritual por parte do paciente e determinando como a religiosidade/espiritualidade influencia a sua saúde. O estudo foi realizado em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas destinadas ao corpo médico da POMED e aos capelães. Observou-se que, embora não o façam, a maioria dos médicos da POMED reconhece a influência benéfica da espiritualidade/religiosidade nos atendimentos médicos. Ademais, os dois capelães têm uma visão positiva sobre a integração da espiritualidade e religiosidade na saúde. Eles acreditam que, ao considerar a dimensão espiritual do paciente, os profissionais de saúde podem melhorar a qualidade dos cuidados prestados, levando em consideração o paciente como um todo e não apenas seus sintomas físicos. A modo de conclusão, a espiritualidade/ religiosidade pode ter um impacto significativo na forma como os pacientes lidam com doenças e tratamentos, e um médico que está ciente desses fatores pode oferecer uma abordagem mais holística e personalizada para a assistência médica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: ${dspace.baseUrl]}/jspui/handle/123456789/430
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO GOMES LIMA.PDFTexto Completo934,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 112867801 - Autorização (1).pdf
  Restricted Access
Termo de autorização126,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.