Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/85
Título: Qualidade dos serviços de ressarcimento de despesas de saúde do CBMDF
Autor(es): Silva, Fábio Martins da
Camargo, Claudio Florencio de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Diretoria de Saúde
Administração estratégica
Avaliação de desempenho organizacional
Data do documento: 4-Fev-2020
Citação: CAMARGO, Claudio Florencio de. Qualidade dos serviços de ressarcimento de despesas de saúde do CBMDF. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A Subseção de Ressarcimento (SURES) é o setorial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) responsável por realizar os ressarcimentos de despesas médico-hospitalar, médico-domiciliar, odontológica, psicológica e social aos titulares, quando não pagas por meio do sistema de saúde do CBMDF e tem como propensos usuários desse serviço as 28.991 pessoas inscritas no sistema de saúde do CBMDF. Esse setorial não possui mapeamento estratégico estruturado e, portanto, também não possui um sistema de medição de desempenho que é fundamental para a promoção de melhorias de seus serviços. O objetivo desta pesquisa é sugerir a aplicação de um sistema de medição de desempenho para a Subseção de Ressarcimento, auxiliando assim o Comando Geral da corporação na gestão da saúde, uma vez que esses indicadores propiciam uma fotografia do cenário atual do serviço de ressarcimento de despesas de saúde, demonstram mudanças e tendências em determinado período de tempo e, com isso, indicam quais as melhores ações que devem ser tomadas para a melhoria desse serviço. A metodologia utilizada foi, em princípio, uma pesquisa bibliográfica por meio da qual se verificou as abordagens teóricas relacionadas aos indicadores de desempenho, de forma que esses indicadores foram definidos, classificados e estabelecida a importância de sua aplicação; então realizou-se uma pesquisa documental pela qual se estabeleceu uma visão integrada da Subseção de Ressarcimento, por meio do estudo de suas competências e da análise do processo utilizado para julgar os requerimentos para o ressarcimento de despesas de saúde do CBMDF; por fim realizou-se um levantamento com a aplicação de questionários e realização de reuniões com os envolvidos no processo, por meio dos quais foi possível sugerir os valores que a serem atribuídos aos militares que compõem o efetivo da SURES, o diagnóstico organizacional, a visão de futuro, os objetivos estratégicos e os indicadores de desempenho para aquele setorial. A principal contribuição da pesquisa foi a proposição de um sistema de medição de desempenho, baseado na abordagem do Balanced Scorecard (BSC) e, em segundo plano, as definições das principais etapas do planejamento estratégico da Subseção de Ressarcimento.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/85
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_final_camargo_corrigida.pdfMonografia3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00017275_2020_73.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização67,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.