Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/99
Título: Curso de Altos Estudos para Praças bombeiro militar: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Malaquias, Vanessa Signale de Lucena
Oliveira, Nilsa Antônia de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Curso de Altos Estudos para Praças
Educação
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: OLIVEIRA, Nilsa Antônia de. Curso de Altos Estudos para Praças bombeiro militar: um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa aborda o processo de ensino aprendizagem do Curso de Altos Estudos para Praças Bombeiro Militar (CAEP/BM) e está fundamentada em um referencial bibliográfico e documental. Busca contribuir com o planejamento deste último curso da carreira das praças. Ao longo do trabalho, foi apresentado o panorama do CAEP/BM que foi realizado nos anos de 2017, 2018 e 2019. Nestes três anos foi modificada, por duas vezes, a portaria que trata dos critérios de distribuição das vagas do curso. Os questionários e entrevistas foram utilizados para se obter os dados da pesquisa, com o intuito de saber a opinião dos militares que realizaram o curso, quanto a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no CAEP. Foram construídos três questionários, um para o grupo de alunos que realizaram o curso nos anos de 2017, 2018 ou 2019, um segundo questionário para os militares que exercem função de chefia nos quartéis e um terceiro foi destinado aos comandantes de Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). As entrevistas foram feitas com os gestores que estão ligados ao sistema de ensino e planejamento da corporação. Também foram realizadas entrevistas com instrutores do CAEP/BM. As respostas obtidas dos concludentes do CAEP/BM, mostram que, no geral, os militares estão satisfeitos com o curso, com a contribuição do aprendizado para ascensão profissional e melhora das capacidades administrativa e operacional. Porém, há um percentual, tanto de alunos quanto de chefes, que consideram que o CAEP/BM não contribui com o aprimoramento dos conhecimentos, não prepara o Sargento para assunção das funções destinadas aos militares mais antigos do quartel e nem para a graduação de Subtenente. Nas entrevistas, nota-se que o sistema de ensino não recebe contribuição, dos diversos setores da corporação, do que precisa ser ensinado no CAEP/BM. Foi constatado também que o conteúdo da Educação a Distância (EaD) não foi aprimorado ao longo destes anos, ou seja, está praticamente da mesma forma que foi implementado e também não há qualquer iniciativa, em andamento, na corporação que vise aprimorar essa modalidade de ensino. O Plano Geral de Cursos e Previsão de Vagas (PGC/PV) previa 80 vagas para CAEP em cada ano. A quantidade exagerada de turmas de CAEP nestes últimos três anos, com a conclusão de 1560 militares no período de 2017 a novembro de 2019, dificultou o planejamento e a qualidade do ensino. Com a pesquisa bibliográfica fica claro que as organizações de sucesso valorizam o capital intelectual e investem no aprimoramento constante de suas capacitações.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/99
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAEO_Maj_Nilsa_Final.pdfMonografia3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00016210_2020_19.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.