Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/108
Título: Eficiência da COCB: uma análise comparativa da atual gestão operacional
Autor(es): Massaro, Márcio
Costa, Guilherme Negrão Pereira
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Central de Operações e Comunicações
Tempo resposta
Central telefônica
Eficiência organizacional
Data do documento: 22-Jan-2020
Citação: COSTA, Guilherme Negrão Pereira. Eficiência da COCB: uma análise comparativa da atual gestão operacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho analisa a gestão de ocorrências realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) depois da reformulação do serviço de atendimento a emergências em decorrência da criação da Central de Operações e Comunicações do Corpo de Bombeiros (COCB) em 2018. No âmbito institucional, pouco se tem estudado sobre formas de ampliar a eficiência operacional ainda na fase de atendimento à chamada de emergência e no gerenciamento de ocorrências. Tal análise foi pautada na observação, aplicação de questionário, entrevistas e utilização de dados estatísticos de tempo-resposta de três períodos distintos, além da correlação com a literatura atual e legislação vigente. O estudo vem colaborar com a melhoria no atendimento emergencial do CBMDF, visando contribuir para atender as ocorrências num padrão internacionalmente consagrado, conforme prevê o planejamento estratégico institucional. As considerações finais expõem a importância da gestão operacional realizada por oficiais bombeiros militares combatentes lotados no comando operacional, fortalecimento da COCB como ferramenta tanto de tratativa de chamadas quanto de gerenciamento de ocorrências, além da especialização de atendentes e radioperadores, bem como reestruturação administrativa daquela central.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/108
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia FINAL - TEXTO PARCIAL.pdfMonografia - Texto parcial1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Monografia FINAL.pdf
  Restricted Access
Monografia - Texto completo1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00014130_2020_11.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.