Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/111
Título: Estudo da capacidade do CBMDF em atender eventos decorrentes de extremos de chuvas
Autor(es): Leite, Japhet Alves Pereira
Santiago, Luiz Henrique Rossi
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Desastres ambientais
Chuva
Brasília (DF)
Enchentes urbanas
Data do documento: 23-Jan-2020
Citação: SANTIAGO, Luiz Henrique Rossi. Estudo da capacidade do CBMDF em atender eventos decorrentes de extremos de chuvas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho científico visa analisar a capacidade do CBMDF em atender eventos decorrentes de extremos de chuvas. Primeiramente, diferenciou os desastres hídricos ocasionados por chuvas intensas, levantou as áreas do Distrito Federal susceptíveis a esses desastres e listou técnicas de resgates para atuação nesses eventos. Esta pesquisa é um estudo exploratório baseado na pesquisa bibliográfica, documental e entrevista. O estudo concluiu que o CBMDF deve capacitar militares para atuação nesses eventos, adquirir equipamentos, viaturas e embarcações específicas para atender com eficiência esse tipo de ocorrência. Portanto, o estudo cominou na necessidade de melhorar os registros de ocorrências de extremos de chuvas e de atualização do manual de salvamento aquático atualmente vigente na corporação com a inclusão de técnicas de resgate em águas rápidas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/111
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA CAO.pdfMonografia4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_00053_00012393_2020_95.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização58,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.