Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/113
Título: Relação entre mapas isócronos e indicadores de tempo resposta: um estudo da viabilidade técnica de atendimentos emergenciais do Comando de Área I alinhado ao indicador tempo resposta corporativo e à NFPA 1710
Autor(es): Leite, Mickéyas Pereira de Paula
Dias, Mário de Vasconcelos Pereira
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Tempo resposta
Mapas
Mapa isócrono
Softwares
Data do documento: 24-Jan-2020
Citação: DIAS, Mário de Vasconcelos Pereira. Relação entre mapas isócronos e indicadores de tempo resposta: um estudo da viabilidade técnica de atendimentos emergenciais do Comando de Área I alinhado ao indicador tempo resposta corporativo e à NFPA 1710. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho apresentado a seguir analisa a viabilidade de cumprimento do indicador tempo resposta do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Para tal foi delimitada como área operacional, os quartéis multiemprego do Comando de Àrea I. Utiliza-se de ferramentas e algoritmos computacionais para realizar o cálculo das linhas isócronas tomando como centro os quartéis multiemprego. Ao final os dados são compilados em um mapa isócrono da área onde é possível ilustrar os locais que podem ser alcançados dentro do indicador corporativo. A pesquisa se preocupa em apresentar dois mapas, um utilizando como tempo o indicador corporativo e outro apresentando com um tempo superior em dois minutos. Uma vez apresentados, os mapas podem ser comparados e uma análise da viabilidade técnica de cumprimento do indicador pode ser realizada. O trabalho contribui com a melhoria no atendimento emergencial do CBMDF visando atender as ocorrências num padrão internacionalmente consagrado.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/113
Aparece nas coleções:CAO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Cap. DIAS (VERSÃO FINAL).pdf
  Restricted Access
Monografia6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_00053_00013408_2020_32.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização59,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.