Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/173
Título: Estrutura do centro cirúrgico da Policlínica Médica do CBMDF: caracterização, planejamento e desafios
Autor(es): Friedman, Daniel de Carvalho
Biojone, Carlos Roberto
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Médica
Centro cirúrgico hospitalar
Administração hospitalar
Data do documento: 11-Fev-2020
Citação: BIOJONE, Carlos Roberto. Estrutura do centro cirúrgico da Policlínica Médica do CBMDF: caracterização, planejamento e desafios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa desenvolvida teve como objetivo principal determinar o rol de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados no bloco cirúrgico da Policlínica Médica (POMED) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Após a recente reforma e ampliação da POMED, a corporação conta com uma estrutura de centro cirúrgico de dimensões e potencial inéditos na história da assistência à saúde do CBMDF. A revisão da literatura demonstrou que aproximadamente 30% das doenças necessitarão de algum tipo de intervenção cirúrgica durante o decurso de seu tratamento e que o acesso a este tipo de tratamento é limitado em muitos países em desenvolvimento, podendo ocasionar uma evolução desfavorável da doença. Foram analisadas resoluções de conselhos de classe e portarias ministeriais, o que permitiu o enquadramento da estrutura da POMED na de Hospital Dia e mais precisamente em Unidade de Saúde do tipo III. Foi realizada uma análise das autorizações de procedimentos cirúrgicos emitidas pela Seção de Auditoria da Diretoria de Saúde (SEAUD) durante o primeiro semestre de 2019, para serem realizadas na rede credenciada de saúde do CBMDF. Encontrados 1698 procedimentos autorizados para 850 pacientes, o que possibilitou o conhecimento da demanda de procedimentos cirúrgicos existente no sistema de saúde do CBMDF. Foi também realizada uma visita ao centro cirúrgico da POMED e apontadas as principais deficiências em relação à estrutura, pessoal e equipamentos que poderiam prejudicar o pleno funcionamento do estabelecimento. Foi detectado que 67% dos procedimentos cirúrgicos autorizados para serem realizados na rede credenciada de saúde do CBMDF poderiam ser realizados na POMED, assumindo condições ideais de funcionamento. Esta mudança de fluxo de cirurgias para a rede interna pode trazer uma economia de aproximadamente 48,9%, considerado o quesito honorário de equipe médica, conforme encontrado no período estudado. O estudo indica que grande parte da demanda de cirurgia dos militares e dependentes da corporação poderia ser absorvido pela nova estrutura interna de saúde, possibilitando economia com a rede credenciada e redução na burocracia para o acesso ao tratamento cirúrgico dos pacientes.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2020.
URI: http://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/173
Aparece nas coleções:CAEO 2019/2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC_Biojone__Monografia_CAEO.pdfMonografia1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 35639031 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização114,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.