Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/195
Título: Desenvolvimento de normativa de controle de fumaça para edificações do Distrito Federal
Autor(es): Braga, George Cajaty Barbosa
Palmeira Junior, George Lopes
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Fumaça
Prevenção de incêndio
Normas técnicas
Brasília (DF)
Sistema de segurança contra incêndio e pânico
Data do documento: 11-Fev-2021
Citação: PALMEIRA JUNIOR, George Lopes. Desenvolvimento de normativa de controle de fumaça para edificações do Distrito Federal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Um sistema de controle de fumaça eficaz, impede que, durante a ocorrência de incêndios, a fumaça tome conta do ambiente em um curto espaço de tempo, permitindo, primordialmente, a saída segura dos ocupantes. A inalação da fumaça pode provocar intoxicação e envenenamento, sendo responsável pela maior parte dos casos de morte em incêndios. A retirada da fumaça também auxilia o combate realizado pelos bombeiros pelo fato de permitir a visualização direta do foco, prevenindo estragos ocasionados pelo uso de água em excesso. Por fim, os sistemas de controle da fumaça, ao restringirem a movimentação de partículas quentes para os demais ambientes de uma edificação, limitam e dificultam a propagação do incêndio e a danificação de bens. No Brasil não existe normatização nacional que obrigue a instalação de sistemas de controle de fumaça. Em alguns estados brasileiros os Corpos de Bombeiros exigem a instalação desses sistemas em determinados tipos de edificação, todavia, sem um padrão estabelecido. Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal não conta com norma técnica para sistemas de controle de fumaça. Constatada a importância dos sistemas de controle de fumaça e a ausência de uma uniformidade na sua exigência no Brasil, o presente trabalho estudou os princípios e principais sistemas de controle de fumaça, a partir de uma revisão do padrão americano e da instrução técnica do Estado de São Paulo, de trabalhos científicos e do levantamento da atual prática nos demais estados do Brasil. Após reunião e estudo das técnicas apresentadas na literatura, formando uma base de conhecimento adequada para o posterior desenvolvimento do documento técnico, foi transcrita uma sugestão de parte de norma técnica para o Distrito Federal, aplicável em todo o Brasil.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/195
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAO - Cap Palmeira PDF-A.pdfMonografia - Texto completo2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57179711 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização145,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.