Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/196
Título: Formação de Oficiais Complementares, Médicos, Dentistas e Capelães do CBMDF: avalição da correspondência do plano de ensino das disciplinas operacionais do curso de habilitação de oficias – CHO com as necessidades profissionais destes oficiais
Autor(es): Conti, Rafael Fernandes
Queiroz, Eliseu de Souza
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Curso de Habilitação de Oficiais
Bombeiros - Treinamento
Currículo
Data do documento: 11-Fev-2021
Citação: QUEIROZ, Eliseu de Souza. Formação de Oficiais Complementares, Médicos, Dentistas e Capelães do CBMDF: avalição da correspondência do plano de ensino das disciplinas operacionais do curso de habilitação de oficias – CHO com as necessidades profissionais destes oficiais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) é uma das portas de entrada da corporação, para o ingresso de novos militares. Os alunos, aspirantes a oficiais dos quadros de saúde, complementar e capelão, são submetidos a um curso de seis meses, onde têm contato com disciplinas dos mais variados campos de conhecimento da atividade bombeiro militar, inclusive as áreas operacionais. O currículo de ensino vigente data desde 2012. Currículo este que não sofreu atualização desde então e por vezes foi objeto de discussão entre os instrutores participantes do ciclo de formação das últimas turmas. Neste contexto, este estudo abrange uma análise acerca da correspondência dos planos de ensino das disciplinas operacionais com as necessidades profissionais dos oficiais formados no CHO. Para ser base do estudo, foi realizada revisão bibliográfica, no que tange a conceitos importantes acerca de ensino e aprendizagem, onde ficou explicitada a importância de se investir e focar esforços na formação. Levantou-se também aspectos da formação militar, onde ficou demonstrada a relevância da revisão frequente dos currículos de formação. A título de conhecimento e comparação, foram trazidas informações acerca do corpo de oficiais complementares do Exército Brasileiro. Ainda na revisão bibliográfica, foi apresentada toda estruturação do funcionamento do CHO, trazendo os aspectos mais relevantes da formação. Foram apresentados os planos de ensino das disciplinas, as quais foram alvo da discussão deste trabalho. Em um capítulo específico, foram trazidas as atribuições dos oficiais formados, para que servissem de balizamento nos apontamentos acerca do que deve ser explorado nas disciplinas operacionais. Neste trabalho monográfico, os instrutores chefes de cadeira e instrutores auxiliares foram entrevistados e apresentaram sugestões de aprimoramentos dos planos de ensino, quanto a carga horária e inclusão e retirada de conteúdos. Observando e analisando o currículo de formação de cursos similares em outros Estados, foram obtidos parâmetros que podem servir de modelo comparativo para melhoria das disciplinas operacionais do CHO do CBMDF. Por fim, oficiais formados com base no currículo vigente responderam a um questionário a fim de dar sua opinião acerca da importância das disciplinas operacionais para a formação e para a execução das atribuições pós formados. Ao processar os dados obtidos, concluiu-se pelo alinhamento das disciplinas operacionais com as demandas profissionais apresentadas pelos aspirantes a oficiais, embora elementos possam ser recepcionados com o intuito de melhoria do currículo de ensino e provisão de uma formação mais completa. Como materialização da solução dos problemas apresentados ao longo do estudo, este trabalho apresenta uma nova proposta dos planos de ensino das disciplinas operacionais, onde estão previstas novas temáticas a serem exploradas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/196
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAO - Monografia Cap Queiroz PDFA.pdfMonografia - Texto completo778,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 57556152 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização147,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.