Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/199
Título: Análise da capacitação dos operadores de solo do 2º esquadrão de aviação à luz do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 90
Autor(es): Silva, Daniel Guimarães Dias
Leite, João Carlos Guimarães
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Aeronaves
Operação de aeronaves em solo
Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil
Data do documento: 18-Fev-2021
Citação: LEITE, João Carlos Guimarães. Análise da capacitação dos operadores de solo do 2º esquadrão de aviação à luz do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 90. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Desde a invenção do avião, as atividades aéreas passaram por evoluções constantes, necessitando sempre de atualização e manutenção de procedimentos que visassem a segurança das operações. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem elaborado documentos denominados Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) para normatização das atividades aéreas sob sua responsabilidade. Entre esses documentos, foi emitido o RBAC nº 90 (RBAC 90), que estipulou os requisitos para operações especiais de aviação pública, o qual deve ser cumprido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). No 2º Esquadrão de Aviação (2º ESAV) existe o serviço de operação de solo com aviões realizado por militares do CBMDF. Para tal, há a necessidade de capacitação específica. Essas capacitações são realizadas no próprio esquadrão ou em outras corporações. Foi analisado neste trabalho o atual modelo de treinamento realizado pelos militares da unidade à luz das exigências contidas no RBAC 90 e da segurança operacional, por meio de pesquisa bibliográfica do referencial teórico, pesquisa documental nos arquivos do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), entrevistas semiestruturadas com os gestores do 2º ESAV, entrevistas estruturadas com gestores de outras corporações que operam aeronaves de asa fixa e aplicação de questionário aos operadores de solo da unidade. Por fim, foi possível verificar se a atual capacitação dos operadores de solo do 2º ESAV cumpre os requisitos estabelecidos no RBAC 90, bem como se está adequada às normas e à percepção dos militares da unidade acerca da segurança operacional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/199
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAO - CAP GUIMARÃES - versão final.pdfMonografia2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 56634213 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização145,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.