Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/226
Título: Sistema do OUV-DF como instrumento de gestão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Marcus Valério Costa dos
Lim, Dulce Helen
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Ouvidoria
Sistemas de informação
Administração estratégica
Data do documento: 19-Mar-2021
Citação: LIM, Dulce Helen. Sistema do OUV-DF como instrumento de gestão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central identificar quais são as melhorias que a Ouvidora do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por meio do sistema OUVDF, pode ofertar para o aperfeiçoamento do serviço prestado à sua população. Para atingir este propósito, o trabalho monográfico foi composto por pesquisa exploratória, baseada em uma investigação bibliográfica, capaz de legitimar e fundamentar a argumentação proposta, e documental na qual foram identificadas as demandas manifestadas na Ouvidoria do CBMDF relacionadas à participação do cidadão para a melhoria do serviço prestado à população do Distrito Federal. Foi realizada pesquisa de campo, por intermédio de entrevistas direcionadas ao Chefe da Seção de Gestão Estratégia e Projetos do Estado-Maior-Geral do CBMDF, na parte de Planejamento Estratégico, além de entrevistar a ouvidora da Secretaria de Justiça e de Cidadania, que ganhou o prêmio de melhores práticas de ouvidoria, pela SEJUS, no ano de 2019 e a ouvidora o CBMDF no ano de 2021. A partir dos resultados obtidos pelas pesquisas bibliográfica, documental e do estudo de campo, no caso, as entrevistas, foram retiradas informações que permitiram a identificação das demandas dos cidadãos junto à Ouvidoria do CBMDF que podem aperfeiçoar a gestão da Corporação. Do que se depreende do presente estudo, verifica-se a necessidade de utilização das informações fornecidas pelo sistema OUV-DF para a alta administração de modo a auxiliar no melhor emprego de recursos pela Corporação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/226
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia 17.pdfMonografia - Texto completo8,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 59107264 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização146,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.