Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/230
Título: Gestão do conhecimento: proposta de normatização para o registro do conhecimento operacional em manuais, procedimentos operacionais padrão e instruções normativas no âmbito do COMOP
Autor(es): Moura, Renata Costa de
Silva, Eduardo Furquim Freire da
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Gestão do conhecimento
Gestão da informação
Manuais
Procedimento Operacional Padrão
Data do documento: 19-Mar-2021
Citação: SILVA, Eduardo Furquim Freire da. Gestão do conhecimento: proposta de normatização para o registro do conhecimento operacional em manuais, procedimentos operacionais padrão e instruções normativas no âmbito do COMOP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho se propôs a estudar possíveis melhorias para a gestão do conhecimento operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltadas aos processos de registro e catalogação do saber nas Ferramentas de Ensino e Padronização Profissional (FEPP). Foi realizada uma pesquisa aplicada e exploratória voltada para a proposição de melhorias nos processos englobados na gestão do conhecimento operacional, que por meio de pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionários e entrevistas, teve os objetivos de verificar como acontece a gestão do conhecimento operacional no CBMDF, identificar a necessidade atual de criação de manuais operacionais, verificar a avaliação dos bombeiros militares sobre a forma atual de registro do conhecimento operacional nas FEPPs, propor uma divisão estruturada do conhecimento operacional do CBMDF e ainda, propor uma normatização interna voltada aos processos de registro e catalogação do conhecimento operacional nas FEPPS. O resultado mostrou que o CBMDF não possui política ou modelo formalizado de gestão do conhecimento, o que resulta em iniciativas pontuais e duplicadas nos setores, não havendo uma gestão central e corporativa. Corroborou-se a necessidade de organizar o conhecimento operacional e estabelecer um fluxo para criação e revisão das FEPPs no CBMDF. Dessa forma, foi apresentada uma proposta de normatização interna para a gestão da doutrina operacional que tem origem no âmbito das unidades especializadas do COESP e sãodifundidas para toda a Corporação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/230
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAEO 2021 MAJ EDUARDO TCC PDFA.pdfMonografia - Texto completo11,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXOS A B e C.pdfAnexos13,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 58922033 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização116,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.