Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/233
Título: Análise da aplicabilidade de implantação de serviço de Oficiais Cirurgiões-Dentistas temporários no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Moisés Silva
Thesing, Fernando Augusto
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Odontológica
Cirurgiões dentistas
Oficiais militares
Data do documento: 22-Mar-2021
Citação: THESING, Fernando Augusto. Análise da aplicabilidade de implantação de serviço de Oficiais Cirurgiões-Dentistas temporários no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho abordou a aplicabilidade da incorporação voluntária de oficial cirurgião-dentista temporário nas fileiras do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Não obstante, foi questionado se seria um serviço militar dessa natureza aplicável ao CBMDF. Foram atribuídos objetivos que visavam a propiciar o necessário e suficiente lastro teórico-científico à pesquisa. Assim sendo, como objetivo geral traçou-se a intenção de avaliar a aplicabilidade de implantação de um serviço de oficiais cirurgiões-dentistas temporários no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Mais ainda, foram enumerados objetivos específicos ligados à análise sistemática da legislação, em autores e experiências vividas em Forças Militares que subsidiassem eventual implantação do referido serviço no CBMDF. Quanto à metodologia, o estudo se pautou em abordagem científica sob o método hipotético-dedutivo, classificado quanto aos objetivos em exploratório, descritivo e explicativo. Também quanto aos instrumentos de coleta, procedeu-se com o levantamento de dados bibliográficos, documentais e de campo. Isso proporcionou a obtenção de informações essenciais ao estudo. No aspecto da natureza dos dados, a pesquisa apresentou-se como qualitativa, ao categorizar e interpretar entrevistas conduzidas com autoridades gestoras das Forças estudadas. O estudo buscou fomentar uma discussão profícua sobre o tema em todas as esferas do ambiente Corporativo, subsidiar as autoridades gestoras de informações que poderiam balizar a tomada de decisão acerca do emprego ou não desse recurso no âmbito do CBMDF, auxiliar outras Corporações, bem como desmistificar essa temática controversa entre os militares diretamente impactados. Por conseguinte, o amadurecimento quanto à elaboração de uma proposta para subsidiar uma possível implantação de serviço de oficiais cirurgiões-dentistas temporários no CBMDF se fez necessária, sendo apresentada, ao final do trabalho, como forma de contribuição para o debate institucional. E, dentro do conjunto de abordagens, cumpridos os objetivos, foram listadas algumas recomendações para o amadurecimento da Corporação quanto à implementação do serviço temporário.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/233
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final Maj Thesing_sigilo apêndices A e B.pdfMonografia - Texto parcial2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 59232546 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização158,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.