Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/237
Título: Procedimento de infiltração de coluna no âmbito da POMED: análise de viabilidade técnica e financeira
Autor(es): Gomes, Neuton Dornelas
Quirino, Hugo Miguel
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Policlínica Médica
Dor nas costas
Infiltração
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: QUIRINO, Hugo Miguel. Procedimento de infiltração de coluna no âmbito da POMED: análise de viabilidade técnica e financeira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: As “dores nas costas” são de grande prevalência a nível mundial sendo a dor lombar a segunda maior causa de consultas médicas no mundo. Existem diversos tratamentos propostos, desde medicação e infiltração de coluna, até cirurgias. A infiltração de coluna é um tratamento menos complexo e menos dispendioso se comparado às cirurgias. É um procedimento ofertado pelo convênio do CBMDF, sendo atualmente realizado somente na rede credenciada. Visando responder a possibilidade de se realizar essa técnica nas dependências da POMED com um custo menor, realizou-se uma busca ativa no sistema SaudeWeb da corporação. Encontrou-se 55 eventos produzidos na rede credenciada entre os anos de 2016 a 2020. Procurou-se, ainda, averiguar a viabilidade técnica da realização desses procedimentos na POMED. A modo de conclusão, é mais viável financeiramente realizar o procedimento de infiltração de coluna nas dependências físicas da policlínica, além de ser um local que possui as condições técnicas necessárias a oferecer. Foi descrito um protocolo pormenorizado para implantação do procedimento de infiltração de coluna na POMED.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/237
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hugo Quirino (3)-.pdfMonografia - Texto completo1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 58224852 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização158,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.