Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/242
Título: Saúde mental após morte de companheiro de ala de serviço: decisões estratégicas relativas ao sistema de cuidados aos enlutados
Autor(es): Miranda, Mônica de Mesquita
Gonçalves, Herlanio Leite
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Bombeiros
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Centro de Assistência
Saúde mental
Luto (estado emocional)
Data do documento: Mar-2021
Citação: MIRANDA, Mônica de Mesquita. Saúde mental após morte de companheiro de ala de serviço: decisões estratégicas relativas ao sistema de cuidados aos enlutados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo trouxe o tema: saúde mental após morte de companheiro de ala de serviço: decisões estratégicas relativas ao sistema de cuidados aos enlutados. Neste sentido, considerando que os bombeiros trabalham em um ambiente estressor, a pesquisa se preocupou com a percepção do apoio dado, aos militares impactados pelo falecimento de um bombeiro da sua ala de serviço. A partir de então, buscou-se possíveis soluções estratégicas para aperfeiçoar a relação do bombeiro militar que trabalha nas unidades operacionais e o Centro de Assistência Bombeiro Militar (CEABM). No CBMDF, existem alguns bombeiros que fazem parte da mesma unidade e mesma ala de serviço há mais de 10 anos, criando fortes laços fraternos. Diante do exposto, esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: qual a melhor estratégia para salvaguardar a saúde mental do militar da ativa do CBMDF que perde um integrante de sua ala de serviço? Assim, foi proposto o objetivo geral que buscou analisar o sistema de cuidados prestados aos enlutados por falecimentos em suas alas de serviço operacional. No que tange à metodologia, a pesquisa foi classificada como aplicada; quanto ao método, como dedutiva; quanto aos objetivos foi exploratória e quanto à abordagem, ela pode ser considerada qualitativa. No trabalho, foram empregados vários procedimentos e instrumentos de coleta de dados, tais como: pesquisa bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas. Finalmente, a pesquisa apontou que não existe no CBMDF, um protocolo de orientação sobre as medidas que devem ser tomadas para prover um suporte efetivo aos militares para não desenvolverem o luto patológico, em decorrência de falecimento de um companheiro de farda. Neste sentido, foram desenvolvidas duas minutas de portaria, a primeira contendo um protocolo de manejo nos casos de falecimentos de bombeiro militar da ativa no âmbito do COMOP e a segunda com o objetivo de regular os procedimentos a serem realizados em caso de falecimento de bombeiro militar da ativa no âmbito do COMOP.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/242
Aparece nas coleções:CAEO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Gonçalves - Entregue CAEO 2020.pdfMonografia - Texto completo3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 59182503 - Termo de Cessão de Uso.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização157,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.