Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/264
Título: Produção de módulo para estudo do comportamento do fogo e fenômenos do fogo com maquetes reutilizáveis
Autor(es): Nunes, Bruno Marcelino de Almeida
Carvalho, Lucas Torres Nogueira de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Simulação (aprendizagem)
Fogo
Incêndio
Material didático
Bombeiros - Treinamento
Data do documento: 11-Ago-2021
Citação: CARVALHO, Lucas Torres Nogueira de. Produção de módulo para estudo do comportamento do fogo e fenômenos do fogo com maquetes reutilizáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho versa a respeito da produção de um módulo para estudo do comportamento do fogo e seus fenômenos, com o objetivo de auxiliar a didática da matéria de teoria do fogo, além de estudar o uso de maquetes como elementos didáticos para auxiliar instrutores a lecionarem a disciplina. Esse trabalho se justifica para atender um dos objetivos estratégicos da corporação que envolve a capacitação e gestão por competências. Para alcançar esses objetivos foi realizado uma pesquisa bibliográfica a respeito do uso de maquetes como elementos didáticos, também foi realizado uma entrevista com um instrutor que já utilizava esse tipo de recurso em instruções. Posteriormente foi construído um mini simulador voltado para as necessidades do ensino de teoria do fogo, o qual foi demonstrado para uma turma em formação que posteriormente respondeu um questionário relacionado com o mini simulador. Os resultados do mini simulador e do questionário foram analisados e discutidos, e com isso foi demonstrado como as maquetes são úteis como ferramenta de apoio para o aprendizado, e também como o mini simulador reutilizável facilita a utilização e visualização dos fenômenos e comportamentos do fogo.
This work is about the production of a module to study the behavior of fire and its phenomena, with the objective of helping the didactics of the subject of fire theory, in addition to studying the use of models as didactic elements to help instructors to teach the subject. This work is justified to meet one of the corporation's strategic objectives, which involves training and competency-based management. To achieve these objectives, a bibliographical research was carried out regarding the use of models as didactic elements, and an interview was also carried out with an instructor who already used this type of resource in instructions. Afterwards, a mini simulator was built, aimed at the needs of teaching fire theory, which was demonstrated to a group in training that later answered a questionnaire related to the mini simulator. The results of the mini simulator and the questionnaire were analyzed and discussed, and with this it was demonstrated how the models are useful as a support tool for learning, and also how the reusable mini simulator facilitates the use and visualization of fire phenomena and behavior.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/264
Aparece nas coleções:CFO 38

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1151 - TCC - NOGUEIRA.pdf
  Restricted Access
Texto Completo2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_GDF - 68818654 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização156,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.