Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/271
Título: Prevenção do suicídio: mapeamento da saúde mental dos militares que atuam no GAVOP
Autor(es): Miranda, Mônica de Mesquita
Quintiliano, Octávio Augusto
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Grupamento de Aviação Operacional
Prevenção do suicídio
Transtorno do stress pós-traumático
Bombeiros
Saúde mental
Saúde ocupacional
Data do documento: 9-Ago-2021
Citação: QUINTILIANO, Octávio Augusto. Prevenção do suicídio: mapeamento da saúde mental dos militares que atuam no GAVOP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa apresentada nesta monografia aborda o fenômeno do suicídio nas fileiras do CBMDF visando sua prevenção, mais especificamente no GAVOP. O suicídio representa a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, é um fenômeno estável, variando em relação a idade, sexo, classe social, escolaridade, e atividade laboral desempenhada. Dentre os fatores de risco temos o desenvolvimento de transtornos de estresse, depressão e ansiedade, que podem ser consequência de traumas psicológicos. A atividade Bombeiro Militar expõe os indivíduos a situações de risco, estresse, e potencialmente traumáticas que, apesar do treinamento prévio, podem ter impacto deletério na saúde mental dos militares. Dentre todos os riscos inerentes à profissão, a atividade de resgate aéreo tem um risco próprio, que, devido a especificidade, foi determinante para ser objeto de estudo desta pesquisa, já que enfrenta os riscos envolvidos na atividade bombeiro militar e na atividade de aviação de resgate. Por meio de questionários usando a escala psicométrica DASS-21 e a escala para medida de ideação suicida MINI foi traçado um perfil da saúde mental dos militares que desempenham atividade operacional no Esquadrão de asa rotativa do CBMDF. Após analisar os resultados dos questionários foi possível ter um panorama da saúde mental dos respondentes, que apresentarem impactos na saúde mental, podendo ou não ser relacionados à sua atividade profissional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/271
Aparece nas coleções:CFO 38

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quintiliano_TCC_TEXTO_PARCIAL1.pdfTexto Parcial337,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 68821229 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização154,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
QuintilianoTCCTEXTOCOMPLETO.pdf
  Restricted Access
Texto Completo622,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.