Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/285
Título: Teste de aptidão física: uma proposta para admissão ao Curso de Formação de Praças do CBMDF
Autor(es): Aguiar, Alex Sousa de
Godoy, Marcelo Moraes
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Curso de Formação de Praças
Teste de aptidão física
Aptidão física
Data do documento: 24-Nov-2021
Citação: GODOY, Marcelo Moraes. Teste de aptidão física: uma proposta para admissão ao Curso de Formação de Praças do CBMDF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Essa pesquisa aplicada, baseada no método descritivo por meio da observação sistemática, buscou, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisar os editais de concurso público para ingresso na carreira bombeiro militar, mais recentes, de cada uma das 27 (vinte e sete) unidades federativas do Brasil. Objetivou, portanto, selecionar quais são os testes físicos e respectivos índices, mais recorrentemente exigidos, para em seguida realizar uma proposição de avaliação física para ingresso no curso de formação de praças do CBMDF, especificamente para soldados combatentes. De forma complementar, estudou as limitações quanto a idade e gênero, os diferentes modelos de seleção de pessoas e a responsabilidade dos corpos de bombeiros militares - CBMs, na operacionalização do teste de aptidão física. A metodologia previu a escolha dos testes físicos com base na aparição do mesmo teste em ½ + 1 dos editais estudados, e a definição dos respectivos índices com base em uma análise quantitativa através do diagrama de caixas (box plot), seguido de uma avaliação qualitativa com base na revisão de literatura realizada. Ao final do estudo a amostra foi reduzida para 23 (vinte e três) unidades federativas, haja vista a impossibilidade de comparação de outras 4 (quatro). Os testes físicos categorizados, segundo a metodologia, foram a flexão de braços na barra fixa (estática e dinâmica), natação de 50m e corrida de 12min. Os índices alcançados no estudo, e que compõem a proposição para o CBMDF, são, respectivamente para homens e mulheres, de 9 repetições e 26 segundos na barra fixa; 1min e 1min05s para natação de 50m; 2400m e 2350m para corrida de 12min. Quanto aos objetivos específicos chegou-se à conclusão que todos os editais preveem restrições quanto a idade sendo até 30 anos a limitação mais recorrente, ademais, 68% das corporações bombeiro militar restringem o acesso de mulheres, e somente 22% utilizam o modelo de seleção de pessoas do tipo compensatório enquanto a grande maioria (78%) utiliza o tipo obstáculos múltiplos. Quanto à operacionalização dos testes físicos, somente 30% dos CBMs trazem para si a responsabilidade desta fase do certame contra 70% que delegam a empresas contratadas, responsáveis por outras etapas do concurso público.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/285
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Moraes Godoy - TCC - Texto Completo.pdfTexto Completo2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marcelo Moraes Godoy - Autorização - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização128,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.