Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/287
Título: Análise da doutrina de trabalho com cães empregados nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es): Moura, Renata Costa de
Quinteiro, Natasha de Campos
Palavras-chave: Rio de Janeiro (Estado). Corpo de Bombeiros Militar
Cães
Busca e resgate
Salvamento
Bem-estar do animal
Data do documento: 22-Nov-2021
Citação: QUINTEIRO, Natasha de Campos. Análise da doutrina de trabalho com cães empregados nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho procurou analisar a doutrina de trabalho com cães empregados nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Nesse sentido, a pesquisa classificou-se como aplicada e qualitativa, dispondo de vários procedimentos, dentre eles revisão literária, entrevistas, questionário e observações de campo em diversas instituições de bombeiro militar do Brasil, com foco na revisão das melhores práticas na relação desenvolvida entre o cão de trabalho e o seu condutor e na aplicação do observado no CBMERJ. Como resultados, foi possível verificar que a aproximação do cão com o seu condutor, ao levá-lo para casa, traz diversos benefícios, dentre eles: o condutor se torna mais motivado a passar mais tempo com o cão; o aumento da obediência do cão; diminuição de casos de agressão do cão em cenários com pessoas desconhecidas; aumento da sociabilidade do animal; e diminuição dos níveis de estresse, medo e ansiedade do mesmo. Os procedimentos de campo demonstraram que, em termos de adestramento dos cães de serviço, a maior parte dos corpos de bombeiros pesquisados tem como escola de formação o Espírito Santo e Santa Catarina. Dessa forma, todos ou mantém seus cães junto à residência do condutor ou permitem que os condutores possam levá-los para aprimoramento da relação e continuidade do treinamento. No âmbito do CBMERJ, foi verificado que a corporação dispõe de serviço de busca e salvamento com cães estruturado, embora existam algumas lacunas normativas para sua regulação e funcionamento. Acerca desse aspecto, a pesquisa realizada com os militares cariocas identificou que a aplicação da escala de serviço que permite ao condutor realizar atividades em várias horas do dia, inclusive noturnas, é a de vinte e quatro horas de serviço por setenta e duas horas de descanso, sendo a mais bem vista pelo militar cinotécnico do CBMERJ. Adicionalmente, a criação de gratificação para motivar os militares a se especializarem e se manterem no serviço é vista como interessante, mas não primordial, de modo que a valorização profissional é percebida como essencial para manutenção da motivação de um serviço tão importante e que exige muita dedicação, inclusive em dias de folga. Foi confeccionado quadro comparativo entre as organizações dos serviços com cães desempenhados pelos corpos de bombeiros pesquisados. Por fim, após empreendida a análise da atual conjuntura do serviço no âmbito do CBMERJ e das melhores práticas descritas na literatura e/ou empreendidas nas corporações congêneres do Brasil e do mundo, foi apresentado um projeto de portaria a ser implantada no CBMERJ no intuito de regular o funcionamento do serviço de busca e salvamento com cães.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2021.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/287
Aparece nas coleções:CAO 2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natasha de Campos Quinteiro - TCC - Texto Completo.pdfTexto Completo1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Natasha de Campos Quinteiro - Autorização - Texto Completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização628,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.