Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/340
Título: Políticas de ensino: aspectos que contribuem para uma maior qualidade do ensino e valorização do instrutor no CBMDF
Autor(es): John, Thiago Palácio
Palma, Wellington Antônio Tolentino
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Bombeiros - Treinamento
Bombeiros - Educação
Educação militar
Política educacional
Data do documento: 19-Abr-2022
Citação: PALMA, Wellington Antônio Tolentino. Políticas de ensino: aspectos que contribuem para uma maior qualidade do ensino e valorização do instrutor no CBMDF. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2022.
Resumo: A preocupação com os aspectos referentes à carreira, salários e à valorização dos profissionais da educação ainda paira na atualidade como uma questão importante. Este trabalho foi parte de uma pesquisa situada no âmbito das políticas educacionais, tendo por objetivo analisar propostas e estudos mais recentes que visem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, e assim elencar aquilo que vem sendo apontado por estudiosos e especialistas da área de educação como fator de sucesso para uma educação de qualidade, buscando estabelecer uma relação entre esses estudos e uma possível adequação ao CBMDF. Neste sentido, através de pesquisa bibliográfica e documental, traçou um breve panorama dos principais fatores de sucesso para uma educação de qualidade, considerando a formação inicial e continuada, as condições de trabalho, de maneira a analisar dados de pesquisas que permitiram identificar as tendências adotadas pelas políticas relacionadas ao trabalho docente no Brasil. As entrevistas realizadas evidenciaram algumas dificuldades enfrentadas pelos gestores no que se refere, principalmente, à implantação de uma formação continuada para os instrutores, e de se reservar um tempo para a preparação das instruções. O estudo demonstrou que, para uma maior qualidade do ensino, deve haver uma maior atenção para a pessoa do instrutor
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2022.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/340
Aparece nas coleções:CAO 2020/2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAO___FINAL___CEPED.pdf
  Restricted Access
Texto Completo440,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
SEI_GDF - 85575445 - Formulário.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização179,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.