Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/391
Título: Desenvolvimento de torre de treinamento para implantação no 8º Grupamento de Bombeiro Militar
Título(s) alternativo(s): Development of a training tower for implementation in the 8th Military Fire Group
Autor(es): Sousa, Paulo Antonio Pereira de
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Projeto de arquitetura
Bombeiros - Treinamento
Salvamento
Incêndios urbanos - Combate
Data do documento: 17-Nov-2022
Citação: SOUSA, Paulo Antonio Pereira de. Desenvolvimento de torre de treinamento para implantação no 8º Grupamento de Bombeiro Militar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Formação de Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2022.
Resumo: O treinamento de manutenção é um instrumento fundamental para a continuidade e o aprimoramento da capacidade técnica de resposta dos militares empenhados no socorro. O objetivo deste trabalho foi levantar as características e estruturas necessárias para o desenvolvimento de um estudo preliminar de uma torre de treinamento que atenda à demanda de rotina de treinos nas atividades de salvamento e combate a incêndio urbano para o 8º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Esta pesquisa utilizou a análise qualitativa e quantitativa para investigar a importância do treinamento de manutenção, a configuração arquitetônica das edificações na área de atuação do quartel e os treinamentos mais relevantes do ponto de vista dos militares especializados em salvamento e combate a incêndio urbano. Os resultados demonstram que a rotina de treinamento é fator intrínseco e primordial à atividade bombeiro militar, que uma construção com paredes externas de alvenaria com revestimento, pisos de cerâmica (ou madeira) e telhado de fibrocimento sem laje mais se adequa a proposta e que as atividades de treinamento dos Projetos Pedagógicos de cursos de formação no âmbito do CBMDF são consideradas, em sua maioria, como muito relevantes para os militares especializados do 8º GBM. O estudo conclui que a construção de um estudo preliminar, a partir do levantamento de informações como configuração espacial e estruturas de treino necessárias, seria um facilitador para os treinamentos da tropa, além de servir como um meio de execução de atividades sociais e um artifício de propaganda do CBMDF para com a população.
Maintenance training is a fundamental instrument to maintain and improve the technical response capacity of the military involved in the rescue. The objective of this work was to propose the characteristics and structures necessary for the development of a preliminary study of a training tower that meets the routine demand for training in rescue activities and urban fire fighting for the 8th Military Fire Group (MFG). This research used qualitative and quantitative analyzes to investigatethe importance of maintenance training, the architectural configuration of the buildings in the barracks' area of operation and the most relevant training from the point of view of the military specialized in urban rescue and firefighting. The results show that the training routine is an intrinsic and primordial factor in the activity of the military firefighter, that a construction with external walls of masonry with coating, ceramic floors (or wood) and fiber cement roof without slab best suits the proposal and that the training activities of the Pedagogical Projects of training courses within the scope of the CBMDF are considered, for the most part, as very relevant for the specialized military of the 8th MFB. The study concludes that the construction of a preliminary study, from the collection of information such as spatial configuration and necessary training structures, would be a facilitator for troop training, in addition to serving as a means of carrying out social activities and an artifice of communication propaganda of the CBMDF to the population.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Academia de Bombeiro Militar, Curso de Formação de Oficiais, 2022.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/391
Aparece nas coleções:CFO 41

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Sousa 1208_.pdfTexto Completo2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Paulo Sousa autorização Texto completo.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização151,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.