Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/405
Título: Brado de alerta: sobrevida e causa mortis dos bombeiros militares na inatividade
Autor(es): Pinto, Edson Cláudio Mesquita
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Taxa de sobrevivência
Tabelas de vida
Bombeiros
Data do documento: 27-Fev-2022
Citação: PINTO, Edson Cláudio Mesquita. Brado de alerta: sobrevida e causa mortis dos bombeiros militares na inatividade. Revista Flammae: Revista Científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, v. 9, n. 25, jan.-jun. 2023, p. 9-42.
Resumo: Este artigo é uma contribuição teórica acerca da sobrevida dos profissionais bombeiros militares após passagem para a inatividade, tendo como parâmetro os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O intuito é o de promover a construção de um entendimento mais especializado sobre o impacto que as atividades próprias de bombeiros podem ter sobre a expectativa e a qualidade de vida desses profissionais ao ingressarem no pósprofissão. Trata-se de um estudo pautado em dados metodologicamente coletados e analisados sob um prisma comparativo, cujo objetivo é o de qualificar informações pertinentes não só aos bombeiros militares da inatividade, mas também aos da ativa. Dessa forma, o tema abordado tem fortes vínculos com o recente interesse de se analisar as condições de trabalho desses profissionais que atuam em ambientes perigosos e estimar o impacto desse cenário na qualidade de vida e na sobrevida após a passagem para a inatividade. Longe de se tentar produzir um artigo nos mesmos moldes dos já produzidos, este ensaio debruçou-se sobre alguns dados e conteúdos constantes nos dossiês dos militares falecidos para complementar e/ou corroborar algumas das conclusões já estabelecidas em estudos anteriores. Além disso, pretende apresentar informações relevantes sobre a causa mortis desses militares a partir das quais uma nova luz interpretativa seja posta sobre essas mesmas conclusões.
Descrição: Artigo originalmente publicado pela Revista FLAMMAE: Revista Científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/405
ISSN: 2359-4829
Aparece nas coleções:Publicações científicas de interesse do CBMDF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_1_BRADO_DE_ALERTA_N25.pdfArtigo científico889,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.