Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/408
Título: Análise comparativa da realização de exames endoscópicos na Policlínica Médica e na rede de credenciada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Silva, André Gleivson Barbosa da
Pimentel, Vinícius Leite
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Endoscopia gastroentestinal
Neoplasias gastrointestinais
Serviços de Saúde
Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar. Diretoria de Saúde
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: PIMENTEL, Vinicius Leite. Análise comparativa da realização de exames endoscópicos na Policlínica Médica e na rede de credenciada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: As doenças gastro-intestinais ocupam posição de destaque em um contexto global e principalmente nos profissionais expostos a situações de risco como os bombeiros. A sua prevenção e detecção precoce, por meio dos exames de endoscopia, impactam diretamente nas taxas de sucesso do tratamento, melhorando a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes. O presente trabalho traz uma reflexão sobre a qualidade da assistência prestada no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, pelas equipes de Apreçamento, Auditoria, Enfermaria, Subseção de Endoscopia e Seção de Pagamento, as modalidades de serviço, sua disponibilidade e os custos relacionados a essas atividades. O levantamento de dados da Diretoria de Saúde permitiu expor as principais dificuldades dessas equipes, e pode principalmente explicitar a importância da continuidade dos serviços, que permitem o acesso a serviços de alta complexidade e evitam tratamentos dispendiosos, trazendo tratamentos eficazes e mais eficientes em virtude do diagnóstico tempestivo e previso.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/408
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS LEITE PIMENTEL.pdfTexto completo1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 112288506 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização125,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.