Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/419
Título: Ética profissional no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: uma abordagem a partir do contexto estratégico e da percepção dos militares da corporação
Autor(es): Sangaleti, Roberto
Cardoso, Rubem Gontijo
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Ética profissional
Valores
Moral
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: CARDOSO, Rubem Gontijo. Ética profissional no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: uma abordagem a partir do contexto estratégico e da percepção dos militares da corporação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa aborda a ética militar a partir do contexto da gestão estratégica e da percepção dos militares do CBMDF. O objetivo é explorar as ações e abordagens da ética militar profissional, bem como seus desafios e perspectivas na Corporação. Iniciou-se o estudo buscando-se os elementos da ética no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por meio da aplicação do instrumento Defining Issues Test (DIT) para avaliar o nível de julgamento moral dos militares. Os resultados mostram que há uma base de conteúdos significativa no PPC do CFO relacionados à ética e que a maioria dos cadetes (N=63) das três turmas do CFO, que responderam ao instrumento, encontra-se no estágio 4 de julgamento moral de Kholberg. A pouca diferença de tempo de ingresso entre as turmas, de apenas 6 meses, foi um limitador para verificar o impacto da formação sobre o elemento ético e no nível de julgamento moral. Em relação aos desafios éticos, foram identificados por meio de documentos da Corporação, da aplicação de questionário aos militares da corporação (N=323) e de entrevista com oficiais do Estado Maior Geral (N=2). Foram identificados a existência de um grupo de desafios a partir da documentação e outro grupo a partir dos questionários representando a percepção dos militares da corporação. Em relação à ética militar nas Forças Armadas foram identificadas diversas produções acadêmicas como artigos, monografias, dissertações e teses. Observou-se que as instituições utilizam símbolos visuais relacionados à ética e aos valores. No âmbito internacional também foram identificados pesquisas, estudos, artigos, cursos em universidades, inclusive em nível de mestrado, e a existência da Sociedade Internacional de Ética Militar. Buscou-se a perspectiva em nível estratégico a partir do conjunto da documentação da Corporação, dos resultados dos questionários e das entrevistas com oficiais do Estado Maior Geral. Percebeu-se que há um alinhamento parcial dos elementos da ética militar profissional no CBMDF com as diretrizes estabelecidas estrategicamente pela Corporação, consubstanciadas no Mapa de Riscos de Integridade, no Plano Estratégico e no Estatuto dos Bombeiros Militares. Evidencia-se a necessidade de se planejar mais ações que intensifiquem esse alinhamento e efetivamente levem os militares a perceberem melhor e incorporarem a ética militar como subsídio fundamental para a tomada de decisão frente aos inúmeros dilemas éticos que se apresentam no cotidiano profissional.
A presente pesquisa aborda a ética militar a partir do contexto da gestão estratégica e da percepção dos militares do CBMDF. O objetivo é explorar as ações e abordagens da ética militar profissional, bem como seus desafios e perspectivas na Corporação. Iniciou-se o estudo buscando-se os elementos da ética no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por meio da aplicação do instrumento Defining Issues Test (DIT) para avaliar o nível de julgamento moral dos militares. Os resultados mostram que há uma base de conteúdos significativa no PPC do CFO relacionados à ética e que a maioria dos cadetes (N=63) das três turmas do CFO, que responderam ao instrumento, encontra-se no estágio 4 de julgamento moral de Kholberg. A pouca diferença de tempo de ingresso entre as turmas, de apenas 6 meses, foi um limitador para verificar o impacto da formação sobre o elemento ético e no nível de julgamento moral. Em relação aos desafios éticos, foram identificados por meio de documentos da Corporação, da aplicação de questionário aos militares da corporação (N=323) e de entrevista com oficiais do Estado Maior Geral (N=2). Foram identificados a existência de um grupo de desafios a partir da documentação e outro grupo a partir dos questionários representando a percepção dos militares da corporação. Em relação à ética militar nas Forças Armadas foram identificadas diversas produções acadêmicas como artigos, monografias, dissertações e teses. Observou-se que as instituições utilizam símbolos visuais relacionados à ética e aos valores. No âmbito internacional também foram identificados pesquisas, estudos, artigos, cursos em universidades, inclusive em nível de mestrado, e a existência da Sociedade Internacional de Ética Militar. Buscou-se a perspectiva em nível estratégico a partir do conjunto da documentação da Corporação, dos resultados dos questionários e das entrevistas com oficiais do Estado Maior Geral. Percebeu-se que há um alinhamento parcial dos elementos da ética militar profissional no CBMDF com as diretrizes estabelecidas estrategicamente pela Corporação, consubstanciadas no Mapa de Riscos de Integridade, no Plano Estratégico e no Estatuto dos Bombeiros Militares. Evidencia-se a necessidade de se planejar mais ações que intensifiquem esse alinhamento e efetivamente levem os militares a perceberem melhor e incorporarem a ética militar como subsídio fundamental para a tomada de decisão frente aos inúmeros dilemas éticos que se apresentam no cotidiano profissional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/419
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUBEM GONTIJO CARDOSO.pdfTexto completo3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 113687449 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização126,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.