Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/420
Título: ABR: benefícios e desafios da implementação no atual estágio da GR no CBMDF
Título(s) alternativo(s): Auditoria baseada em riscos: benefícios e desafios da implementação no atual estágio da gestão de riscos no CBMDF
Autor(es): Sousa, Jóston Alves
Oliveira, Wellington Alves
Palavras-chave: Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar
Auditoria interna
Administração de risco
Risco
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: OLIVEIRA, Wellington Alves. ABR: benefícios e desafios da implementação no atual estágio da GR no CBMDF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Altos Estudos para Oficiais) - Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasília, 2023.
Resumo: O Presente trabalho teve como objetivo identificar os riscos e benefícios da adoção da abordagem da auditoria baseada em riscos (ABR) no âmbito do CBMDF em um momento em que a gestão de riscos ainda não está consolidada e a partir daí, propor a adoção mais adequada. Para tanto foi utilizada a metodologia da revisão integrativa que é uma espécie de revisão da literatura que permite ao pesquisador aproximar-se do problema que ele procura analisar, pois traça um panorama sobre a produção científica em que se pode analisar a evolução do tema ao longo do tempo, possibilitando oportunidades de pesquisa nas organizações. A amostra foi composta de 26 estudos em que apenas 6 eram de artigos publicados, os outros 20 eram de dissertações quase sempre oriundos de mestrado profissional em administração, o que demonstra a importância do tema para estudos organizacionais. Os achados permitiram levantar 16 fatores de benefícios e 6 de desafios, sendo que a maior parte dos estudos 66,66% entende como benefício principal da adoção da ABR o fato dela auxiliar na consolidação da gestão de riscos. Assim, foi proposto um manual de auditoria baseada em riscos para que a Corporação avalie os benefícios de sua implementação
The present work aimed to identify the risks and benefits of adopting the risk-based auditing (ABR) approach within the CBMDF at a time when risk management is not consolidated yet and from there, propose the most appropriate adoption. The integrative review methodology was used, that is a kind of literature review that allows the researcher to approach the problem he seeks to analyze, as it outlines an overview of the scientific production in which the evolution of the theme can be analyzed over the course of the year time, opening research opportunities in organizations. The sample consisted of 26 studies in which only 06 were published articles, other 20 were dissertations almost always originating from a professional master's degree in management, demonstrating subject’s importance for organizational studies. Findings allowed raising 16 benefit factors and 6 challenges, and most of the studies, 66.66%, showed that the main benefit of adopting the ABR is the fact that it helps in the consolidation of risk management. Thus, a risk-based audit manual was proposed to Corporation assess the benefits of its implementation.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso — Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina, Curso de Altos Estudos para Oficiais, 2023.
URI: https://biblioteca.cbm.df.gov.br/jspui/handle/123456789/420
Aparece nas coleções:CAEO 2022/2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLINGTON ALVES DE OLIVEIRA.pdfTexto completo2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SEI_GDF - 113664223 - Autorização.pdf
  Restricted Access
Termo de autorização126,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.